Assistência Social
Prefeitura realiza ação de abordagem social no Alcântara
31/10/2024
Mais uma unidade de saúde realizou ação de conscientização e prevenção contra a tuberculose e hanseníase. Desta vez, o Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, recebeu a atividade na manhã desta sexta-feira(18). Nas palestras, os pacientes puderam aprender sobre formas de prevenção e tratamento das doenças. Somente em 2015, foram notificados 628 casos de tuberculose em São Gonçalo.
“Para que o paciente possa exercer o seu autocuidado e melhorar sua qualidade de vida é necessária uma orientação adequada, e são esses profissionais de unidades básicas de saúde que realizam esse trabalho resolutivo, com enfoque ao cuidado preventivo para não chegar ao ponto de ter que fazer o cuidado curativo”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
Já com relação a hanseníase, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de incidência da doença. Para identificar novos casos e orientar a população de São Gonçalo a respeito dos perigos causados pela doença, a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, conta o que é preciso fazer.
“A hanseníase tem cura e seu tratamento é feito gratuitamente no serviço público de saúde. Como ela é transmitida por meio das vias respiratórias, a pessoa doente que não realiza tratamento é a principal forma de contagio”, explica.
Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar um posto de saúde. Caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente será encaminhado para uma consulta com um dermatologista que atende somente pacientes com hanseníase, em um dos quatro Pólos Sanitários do município (PS Washington Luiz; PS João Goulart; PS Hélio Cruz; PS Rio do Ouro), para iniciar o tratamento que dura de 6 a 12 meses.
Diversas outras ações foram realizadas, como auriculoterapia, corte de cabelo, massagem terapêutica, orientação psicológica e nutricional, atendimento em saúde bucal, além de teste de glicemia, aferição da pressão arterial e teste rápido para HIV, sífilis e hepatites.
“Esses grupos de educação em saúde são de extrema importância para os moradores de nossa área. O objetivo é apresentar à população parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nas unidades mantidas pelo município”, explica a diretora da unidade, Dayana Belato.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados