Início > Saúde > Saúde realiza ações de combate a Hepatites Virais em Alcântara

Saúde realiza ações de combate a Hepatites Virais em Alcântara

Publicado em:  28/07/2017

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizará testes rápidos de Hepatites Virais no caminhão laboratório-itinerante nos dias 1 e 2 de agosto, de 9h às 15h em frente ao prédio do relógio, em Alcântara. A campanha faz parte das ações de luta contra as hepatites virais realizadas durante o mês de julho em diversas unidades de saúde. Somente no primeiro semestre deste ano, 159 pessoas estão em fase de tratamento no município.

Em julho, foi realizada uma ação no caminhão laboratório-itinerante na praça Dr. Luiz Palmier e, em dois dias, 500 pessoas fizeram o exame. “A ideia é chamar atenção para a importância da conscientização sobre a hepatite, que é uma doença silenciosa que inflama o fígado e reforça a necessidade de ir ao médico regularmente”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Uma equipe estará no local à disposição da população para realizar orientação e testes rápidos para hepatites B e C. As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

A Hepatite é uma doença que pode ser transmitida pelo uso compartilhado de agulhas, navalhas, seringas, aparelho de barbear, materiais de manicure e pedicure, e por equipamentos não esterilizados em procedimentos odontológicos, tatuagem e colocação de piercing. A hepatite B é uma doença infecciosa que está presente no sangue, no leite materno e no esperma, e os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, febre e dor abdominal.

A gestante pode passar a hepatite B para o bebê sem perceber. Se você é gestante, procure uma unidade de saúde, faça o teste durante o pré-natal. É preciso tomar três doses para ficar imune, assim protegerá o bebê, que deve ser vacinado ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa