Início > Saúde > Saúde realiza ações de combate à Hepatites Virais nesta quinta-feira

Saúde realiza ações de combate à Hepatites Virais nesta quinta-feira

Publicado em:  19/07/2017

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza, nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de julho, testes rápidos de Hepatites Virais no caminhão laboratório-itinerante, de 9h às 15h. A ação, que faz parte do Julho Amarelo, como é conhecido o mês de luta contra as hepatites virais, acontecerá na Praça Dr. Luiz Palmier (Praça da Marisa), Rodo. O Dia Mundial de combate à doença é celebrado no dia 28 de julho. Somente neste primeiro semestre de 2017, 159 pessoas estão em fase de tratamento no município.

“A população precisa se esclarecer quanto aos riscos que correm ao compartilhar agulhas, seringas, alicates. É importante que a pessoa faça o teste para começar o tratamento adequado caso o resultado dê positivo”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Uma equipe estará no local à disposição da população para realizar orientação e testes rápidos para hepatites B e C. As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

“A ideia é chamar atenção para a importância da conscientização sobre a hepatite, que é uma doença silenciosa que inflama o fígado e reforça a necessidade de ir ao médico regularmente”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A Hepatite pode ser transmitida pelo uso compartilhado de agulhas, navalhas, seringas, aparelho de barbear, materiais de manicure e pedicure, e por equipamentos não esterilizados em procedimentos odontológicos, tatuagem e colocação de piercing. A hepatite B é uma doença infecciosa que está presente no sangue, no leite materno e no esperma. Os sintomas mais frequentes são: cansaço, tontura, febre e dor abdominal. O município notificou em 2013 um total de 134 casos de hepatites, sendo 55 casos de hepatite B e 13 casos de hepatite C.

A gestante pode passar a hepatite B para o bebê sem perceber. É necessário procurar uma unidade de saúde e fazer o teste durante o pré-natal. É preciso tomar três doses para ficar imune, assim protegerá o bebê, que deve ser vacinado ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Diversas unidades de saúde estão realizando a ação este mês. As atividades contarão com palestras em educação e saúde, testes rápidos de hepatites e sífilis, além de uma série de atividades que serão realizadas pelas equipes.

Confira a lista de locais:

-21/07 às 14h- UBS Robert Kock- Porto da Madama
-25/07 às 14h- UBS Bento da Cruz- Porto Novo