Início > Saúde > Saúde realiza ações de combate ao tabagismo em shopping

Saúde realiza ações de combate ao tabagismo em shopping

Publicado em:  26/05/2017

Como parte das ações do Dia Mundial do Controle do Tabagismo, celebrado dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza, de segunda (29) a sexta-feira (02/06), ação de conscientização para população sobre os malefícios e consequências do tabaco à saúde, no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista, de 9h às 14h. A ação acontecerá com a atuação da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas e a Coordenação Municipal de Controle do Tabagismo.

Entre as atividades que serão realizadas estão a distribuição de folders explicativos, exibição de vídeos, exposição sobre a evolução da doença do tabagismo no pulmão, auriculoterapia, massagem corporal, orientação sobre os malefícios do tabaco, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e encaminhamentos da população para tratamento nos serviços existentes na rede pública municipal.

“Teremos uma série de atividades que visam reforçar nossa missão de combater o tabagismo e incentivar hábitos saudáveis, proporcionando bem-estar físico. O fumo é um vício considerado uma doença de saúde pública mundial e a mudança de hábito é fundamental para obter êxito no tratamento. Hoje a população tem dezenas de grupos de tabagismo à disposição e temos a proposta de estender esses atendimentos a todas as Unidades de Saúde até o fim de 2017”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Em comparação com os não fumantes, os dependentes da nicotina apresentam risco 10 vezes maior de adoecer por câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal e uma das principais causas de morte no país. Para conscientizar a população dos malefícios do cigarro e estimular hábitos saudáveis, a Secretaria de Saúde realiza reuniões de grupo de tabagismo em dezenas de unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Somente em 2016, mil pessoas concluíram o tratamento contra o tabaco. A estimativa para 2017 é de que número de pacientes em tratamento continue igual.

As reuniões para iniciantes acontecem em quatro etapas. Na primeira, o fumante aprende porque fuma e como isso afeta sua saúde. Na segunda, ele aprende a lidar com os primeiros dias sem cigarro e os sintomas da síndrome de abstinência. Na etapa seguinte, a reunião destaca os obstáculos para permanecer sem cigarros e estes são colocados em prática, como, por exemplo, a realização de atividades físicas. Finalizando, no quarto encontro do grupo o diálogo gira em torno dos benefícios indiretos, e em longo prazo, ao parar de fumar, como a melhora da autoestima e a diminuição do risco de doenças do coração. Após os quatro módulos, o usuário passa a utilizar a goma de mascar e o adesivo de nicotina, que auxilia a parar de fumar, reduzindo os sintomas da síndrome de abstinência.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa