Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo segue com reforço na vacinação contra gripe e sarampo
04/05/2025
Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de IST/Aids e do Consultório na Rua, realiza este mês a “Testagem Itinerante”, trabalho educativo que tem a finalidade de descentralizar as informações e realizar a prevenção e promoção da saúde. A primeira ação aconteceu nesta terça-feira (3), no Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto.
A iniciativa visa enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento adequado. Durante a ação, 100 pessoas realizaram testes rápidos para HIV, Hepatite B e C. Na ocasião, das 100 pessoas que realizaram o exame, cinco deram resultado positivo para sífilis, sendo encaminhadas diretamente ao tratamento.
“A proposta é levar ações estratégicas para locais de grande circulação. Quando não há comportamento de risco e o resultado é negativo, a orientação visa reforçar a prevenção. Quando há comportamento de risco, e casos de resultado positivo, o paciente é encaminhado a uma unidade de saúde de referência para confirmação e acompanhamento especializado”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
Morador de Itaboraí, Rubens Oliveira, 50 anos, foi ao Polo em busca de um ortopedista. Ao chegar ao local, se deparou com a ação e logo foi realizar o exame.
“Sempre que posso faço testes para avaliar minha saúde. Isso traz mais tranquilidade porque se tiver algum problema, logo tratamos”, explica.
Até a próxima sexta-feira(06), a ação continuará acontecendo no Polo. Do dia 16 ao dia 20, a atividade será realizada no Assaí de Alcântara. Nos dias 26 e 27 de outubro, é a vez do Caps AD, anexo da unidade de saúde Ana Nery, no Gradim, receber a equipe. O Pam Neves, será o último a receber a atividade, nos dias 30 e 31 de outubro.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados