Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Atualmente cerca de 30% da população brasileira adulta tem hipertensão. Destes, apenas metade sabem que possuem a doença. Popularmente conhecida como “pressão alta”, apesar de crônica, tem tratamento e os cuidados corretos e controle garantem uma vida saudável. No próximo dia 26 é o Dia Nacional de Prevenção e combate à hipertensão arterial, e durante todo o mês a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através do Programa de Hipertensão e Diabetes, irá realizar diversas atividades de conscientização e informação para toda a população.
A primeira ação aconteceu nesta quarta-feira (17) no Polo Sanitário Hélio Cruz (PSHC), no bairro Alcântara. A atividade contou com roda de conversa e palestras sobre a importância do tratamento contínuo, prática de atividades físicas e manutenção de um peso saudável; a alteração da pressão arterial devido ao estresse; economia doméstica; consequências e sintomas: os 10 mandamentos para combater a hipertensão e o olhar social do SUS sobre o hipertenso. A programação contou com profissionais do Núcleo de Saúde da Família e equipe técnica do PSHC.
De acordo com a coordenadora do Programa, Mara Cortazio, a doença incide sobretudo no público feminino. De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), em 2017, o Estado do Rio ficou entre os que tiveram maior incidência de mulheres hipertensas (34,7%).
A pressão alta acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo, e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Em São Gonçalo o programa conta com mais de 82 mil cadastrados, fornecendo capacitação aos profissionais da rede de atendimento para um melhor acolhimento e esclarecimento de dúvidas junto a população.
“Durante todo este mês realizaremos atividades voltadas para a população com rodas de conversa, atividades físicas, aferição de pressão e orientações”, garantiu a coordenadora.
Para o secretário de Saúde Jefferson Antunes, informar e prevenir ainda são os melhores remédios.
“É importante que a população tenha acesso a informação, tire suas dúvidas e possa ser multiplicadora de práticas de vida saudáveis que garantam o bem estar e o cuidado. Esperamos que todos compareçam às atividades, que foram planejadas com grande empenho por todas as equipes, se informem e possam adquirir novos hábitos que garantam uma vida mais saudável!”, disse.
A próxima atividade acontece no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no bairro Jardim Catarina.
SERVIÇO
24/04 Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima – Jardim Catarina
26/04 – polo Sanitário Paulo Marques Rangel – Porto do Rosa
30/04 – Polo Sanitário Rio do Ouro
13/05 – Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
14/05 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes – Zé Garoto
Autor: Thayná Valente
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados