Início > Saúde > Saúde realiza capacitação de profissionais para incentivo ao aleitamento materno

Publicado em:  08/11/2022

Gestante e puérperas podem aprender como amamentar corretamente e tirar dúvidas em postos de saúde da cidade

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogas e técnicos de enfermagem terminam, nesta semana, o Curso de Manejo de Aleitamento Materno, realizado pela Coordenação de Aleitamento Materno da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) ligada ao setor de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dividants) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) em parceria com o Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói.

A qualificação faz parte das ações pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado no último dia 16 de outubro, e tem o objetivo de contemplar mais pacientes grávidas e amamentando em postos de saúde na cidade. Atualmente, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo e tem uma extensão na Unidade de Saúde da Família Ana Nery, no Gradim.

Com mais 25 profissionais qualificados, a intenção é levar o serviço para mais postos. “Fizemos as aulas teóricas durante cinco dias e vamos finalizar, essa semana, com aulas práticas no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). O curso foi muito proveitoso e os profissionais vão poder ajudar muitas mães durante o pré-natal e puerpério”, disse Aline Aguiar, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan).

O leite materno é o alimento mais completo e essencial para os bebês e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida. Por isso, os profissionais recebem a capacitação para incentivar o aleitamento materno durante as consultas de pré-natal na rede municipal de saúde.

Os objetivos são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular indivíduos e organizações para maior impacto e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

“O leite materno é considerado o padrão ouro de qualidade da alimentação para os bebês. A criança que mama no peito tem mais saúde e adoece menos. O aleitamento materno é o primeiro hábito alimentar saudável e é preciso apoiar, proteger e incentivar. Por mais que seja natural, não é fácil e sabemos das dificuldades. Por isso, também temos o Grupo de Aleitamento Materno”, finalizou Aline.

Grupo e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno

A Semsa mantém, durante todo o ano, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo e uma sala de apoio ao aleitamento materno na Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim.

Nestes locais, mamães e gestantes que precisam de ajuda e orientações sobre o aleitamento materno têm atendimento contínuo. No Mutondo, às segundas, terças, quartas e quintas, sempre das 9h às 17h. No Gradim, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. As mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.

Contatos: aleitamento.sg@gmail.com

USF Ana Nery

Rua Sílvio Vale, 145, no Gradim.