Início > Saúde > Saúde realiza Conferência Municipal de Vigilância

Saúde realiza Conferência Municipal de Vigilância

Publicado em:  31/07/2017

Para debater as ações da vigilância no município, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta segunda-feira (31), a 1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O objetivo da Conferência é reafirmar e efetivar princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), na formulação da Política de Vigilância em Saúde.
“O tema Vigilância em Saúde transcende a nossa área. Devemos discutir o termo ‘vigilância em saúde’ de uma forma ampla e conectadas a outras áreas. Saúde é o resultado de como vivemos em sociedade. Hoje, pagamos caro pela falta de políticas em saúde, da década de 1960 para cá. Estamos aqui desenvolvendo propostas para o futuro”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.
Com o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro”, foram discutidos temas como: O lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde; Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologia na Vigilância em Saúde; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.
Existem vários campos na saúde relacionados à vigilância. Além da sanitária, temos a ambiental, a epidemiológica, saúde do trabalhador, imunização e zoonoses. Todas as vigilâncias estão relacionadas às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e ações adotadas para prevenção de doenças.
O evento aconteceu no Teatro Carequinha, localizado na Escola Municipal Ernani Farias, em Neves.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista