Início > Desenvolvimento Social > Saúde realiza dia de vacinação contra a gripe na SMDS

Saúde realiza dia de vacinação contra a gripe na SMDS

Publicado em:  20/05/2019

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, na manhã desta segunda-feira (20), a imunização contra a gripe para os servidores municipais da Secretaria de Desenvolvimento Social, na sede da SMDS, em Venda da Cruz. A iniciativa acontece em meio à 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que vai até o dia 31 de maio.

A secretária da SMDS, Marta Maria Figueiredo, aproveitou a ocasião para se vacinar e falou sobre a importância da imunização para a população. “Todos os anos a prefeitura disponibiliza esses dias de vacinação para os nossos funcionários, o que é de extrema importância já que o inverno está chegando e é nessa época do ano que aumenta o número de pessoas com a doença. A prevenção é sempre a melhor solução”, afirmou Marta.

A imunização é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Neste ano a vacina trivalente disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) teve uma mudança, passando a proteger contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: H1N1, o H3N2 e a influenza do tipo B.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, é de extrema importância que haja uma cobertura vacinal ampla para os funcionários da prefeitura.

“A gripe não é tão simples quanto parece, ela pode evoluir e provocar complicações em decorrência de infecções causadas pelo vírus e levar até a morte. Por isso a importância da vacinação dos grupos que acabam sendo mais suscetíveis à doença”, explicou Maria.

Autor: Thayná Valente