Início > Saúde > Saúde realiza Festa Junina para alunas do NASF

Saúde realiza Festa Junina para alunas do NASF

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/06/2019

Em tempos de festa junina, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizou, nesta quarta-feira (26), uma confraternização temática com alunas de ginástica funcional, na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), no Patronato.

O objetivo é promover a integração das alunas que realizam as atividades em diferentes dias. “Nosso objetivo foi proporcionar uma confraternização para promover a socialização entre as pessoas em um momento de lazer e descontração. Queremos trazer a atividade física para o dia a dia das pessoas de forma que não se transforme naquela monotonia de fazer exercícios para a saúde. Sempre dou aulas diferentes, com muita diversão e brincadeiras para não se tornar algo comum. Muitas mulheres utilizam a aula como hobby, pois ficam sozinhas em casa, deprimidas ou com baixa estima por não estarem se cuidando. São diversos os casos de mulheres que melhoraram tanto físico como emocionalmente após participarem do projeto de dança. Planejo sempre essas festividades como forma de comemoração e integração entre as aulas”, declara Marcos Aurélio, educador físico do Nasf, professor do projeto e organizador do evento.

Cerca de 50 mulheres participaram da atividade marcada com danças, brincadeiras, músicas, comidas típicas e rodas de conversa, com psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social do Nasf, que realizaram orientações sobre a importância da qualidade de vida, seja por um acompanhamento nutricional adequado, técnicas de alongamento ou apoio e incentivo emocional.

Moradora do Porto Novo, Ivone Moreira tem 92 anos e é a aluna mais velha do projeto. Ela afirma que não é a idade que vai impedir de viver e aproveitar as oportunidades. “Faço as aulas aqui na Apae toda semana. Eu ficava muito sozinha em casa e sempre fiz algum tipo de dança, até que conheci o projeto que o Marcos faz há alguns meses. Faz muito bem a minha saúde e autoestima, além de ter novas amigas, pois sempre fazemos encontros fora das aulas. Quem que nessa idade é capaz dessas coisas? É muito bom conseguir e fazer parte disso”.

As aulas de ginástica do educador físico Marcos acontecem em três unidades: Na APAE às quartas e sextas-feiras às 08h30; no Ciep Vila Lage, às terças e quintas-feiras às 8h30; e na USF Bento da Cruz, em Porto Novo, às quintas-feiras às 10h. Podem participar pessoas de qualquer faixa etária, desde que estejam munidas de um atestado médico liberando para as atividades e o cartão do SUS. Sendo que antes de começar, todos passam por uma análise física para conhecer o histórico de saúde e as possíveis restrições que possam existir.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga

Notícias relacionadas

Skip to content