Início > Saúde > Saúde realiza I Encontro de Combate à Tuberculose

Saúde realiza I Encontro de Combate à Tuberculose

Publicado em:  28/03/2017

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou, na manhã desta terça-feira (28), em Alcântara, o I Encontro Municipal em Comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Profissionais de diversos programas de saúde pública participaram do evento, que teve como foco a sensibilização dos profissionais da saúde para o diagnóstico da tuberculose. Somente em 2015, o Estado do Rio de Janeiro diagnosticou 11.417 casos da doença. No mesmo período, dos 628 casos notificados de tuberculose na cidade, 493 eram novos.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, o combate à tuberculose, por meio da expansão das atividades nos serviços de saúde, enfatiza a integração à Atenção Básica utilizando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como forma de ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

“O ideal é que os próprios agentes comunitários atuem no controle da tuberculose, identificando na comunidade, através de visitas domiciliares, pessoas com tosse por mais de três semanas para encaminhá-los aos serviços de saúde”, explica a subsecretária.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e pleura, sendo transmitida de pessoa a pessoa. É o que explica a coordenadora municipal do Programa de Combate à Tuberculose, Ana Paula Barbosa.

“Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose. O tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames”, explica a coordenadora.

Serviço

Dois Polos sanitários do município estão disponíveis para que a população realize avaliação e atendimento de tuberculose. São eles: Polo Sanitário Washington Luiz, localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto; e Polo Sanitário Hélio Cruz, localizado na Rua da Concórdia, s/n, Alcântara.

Fonte: Semsa