Início > Saúde > Saúde realiza III Encontro em comemoração à Semana da Enfermagem

Saúde realiza III Encontro em comemoração à Semana da Enfermagem

Publicado em:  16/05/2019

O Prefeito José Luiz Nanci, compareceu na manhã desta quinta-feira(16), a abertura do III Encontro em comemoração à Semana da Enfermagem em São Gonçalo, que aconteceu na Universidade Estácio de Sá, em Alcântara. A atividade acontece em comemoração ao Dia da Ciência do Cuidado, Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado este mês.
Na mesa de abertura, além do prefeito, estiveram a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, A conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren), Zuleida Vidal e da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Thatiana Mattos.

“A enfermagem não é somente o braço direito, é o esquerdo, é quem dá todo auxílio ao trabalho do médico. É importante e essencial que atuem juntos”, dispara o prefeito.

O evento contou com rodas de conversa e palestras com os temas “Registro de enfermagem”, “Acolhimento com classificação de risco” e “Suicídio e enfermagem, o que não consta nos prontuários”.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, esta área de atuação é a segunda maior categoria em número de profissionais no Brasil, com mais de 1 milhão, segundo a Fiocruz e o Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen). “Somos a segunda maior força de trabalho do Brasil e estamos aqui para um dia de quantificação de melhoria na assistência integral a população gonçalense. Vamos nos empoderar, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem!” enfatiza.

De acordo com a coordenadora do NEP, Thatiana Mattos, a formação continuada reflete uma gestão comprometida, não só em ofertar serviços de qualidade à população, mas, em valorizar os profissionais da rede.

“O objetivo da ação é de fortalecer a atuação do profissional e de valorizar as suas práticas, garantindo um processo de trabalho sistematizado através da educação permanente”, disse.

Enfermeira da USF Nova Cidade, Caroline Machado, 26 anos, participou e elogiou a iniciativa. “Aproveitamos para trocar idéias e percebemos, que a luta e rotina diária valem a pena quando temos amor a profissão. A atenção básica realiza o atendimento primário com a população. Além de realizarmos nosso trabalho, no acolhimento acabamos fazendo o papel de psicólogo. Muitas vezes o paciente quer uma atenção da gente, que as vezes não tem em casa. O carinho e cuidado com o paciente é primordial”, afirma

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga