Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
O Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado no último dia 17 de maio, foi marcado em São Gonçalo com a realização de ações visando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na praça Luiz Palmier, no Rodo. Dos 115 testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, cinco foram positivos para sífilis.
Além de realizar os testes, profissionais do programa municipal de DST/Aids, da Secretaria de Saúde, realizaram distribuição de preservativos (femininos e masculinos), gel lubrificante e panfletos informativos.
“O teste é rápido, seguro e é feito anonimamente. O resultado é dado em um atendimento individual. É importante que as pessoas tenham responsabilidade e se previnam nas relações sexuais para que esse número pare de crescer”, explicou a coordenadora municipal de DST/Aids, Evelin Bastos.
Somente de janeiro a abril deste ano, foram diagnosticados 146 novos casos de HIV, 320 de sífilis e 20 de hepatites em São Gonçalo. Destes, 50% são de jovens. O programa municipal de DSTs/Aids conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C com orientação de profissionais, inclusive após a confirmação do diagnóstico.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados