Início > Coronavírus > Saúde reforça vacinação contra covid-19 em São Gonçalo

Saúde reforça vacinação contra covid-19 em São Gonçalo

Publicado em:  13/04/2021

Gabinete de Crise define ações para minimizar o impacto da pandemia

Desde a última segunda-feira (12 de abril), a Secretaria de Saúde de São Gonçalo ampliou o número de pontos de atendimento para vacinação contra covid-19. Dos cinco locais que iniciaram o atendimento, no final de janeiro, o município passou a contar com onze postos para pedestres, dos quais quatro também oferecem o sistema de drive-thru. A ampliação do atendimento marca os cem dias da nova gestão do prefeito Capitão Nelson, que vem priorizando as ações em Saúde, diante do cenário da pandemia mundial de covid-19.

Desde o início do governo, a Secretaria de Saúde vem monitorando os dados epidemiológicos para adotar as medidas necessárias e minimizar o impacto da pandemia no município. Por determinação do prefeito Capitão Nelson, foi criado um grupo de trabalho específico para definir as estratégias – o gabinete de crise para covid-19 – a serem adotadas, sempre a partir de critérios científicos, seguindo os relatórios epidemiológicos. A primeira decisão do gabinete foi ingressar no Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Trata-se de iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que visa à aquisição de vacinas contra a covid-19, além de medicamentos, insumos e equipamentos de saúde.

Diariamente, desde que assumiu a Prefeitura de São Gonçalo, Capitão Nelson percorre as unidades de saúde, para acompanhar o atendimento à população. A vistoria aos hospitais referenciados para tratamento de pacientes com covid-19 foi sua primeira agenda como prefeito, no dia 2 de janeiro, quando determinou a realização de obras no Hospital da Retaguarda Gonçalense visando à ampliação do número de leitos, apesar de o município, na ocasião, estar na fase 1, com risco mínimo de contaminação. Hoje, a secretaria aguarda a chegada de 50 equipamentos de ventilação pulmonar para atender a demanda.

Outra determinação foi o aumento do serviço de testagem em pessoas com sintomas de covid-19 no município. De janeiro até o dia 2 de abril, a Secretaria realizou 68.300 testes para detectar covid-19 em 12 pontos de atendimento. Atualmente, são feitos cerca de 780 testes por dia, sendo 680 testes rápidos e 100 swabs/sorologia. A sanitização também segue sendo realizada diariamente, com rotas definidas a partir do número de casos confirmados. Todos os bairros e prédios públicos recebem o serviço de sanitização.

Várias medidas restritivas de proteção à vida foram adotadas, nas últimas semanas, para reduzir a transmissão do vírus e evitar aglomeração de pessoas. Para garantir o cumprimento destas medidas, a Prefeitura vem realizando fiscalizações diárias, durante o dia e à noite, através de ações integradas que envolvem as Secretarias de Saúde, através da Vigilância Sanitária, de Ordem Pública, através da subsecretaria de Posturas e Guarda Municipal, e de Transportes.

Cemitérios – Desde a primeira semana da nova gestão, a Prefeitura vem realizando uma série de obras de limpeza nos cemitérios municipais, com a abertura de 592 novas vagas nas quatro unidades, sendo 114 no Pacheco, 68 em Ipiíba, 14 no São Gonçalo e 396 no São Miguel.

Defesa Civil – Elaboração, em tempo recorde, do Plano de Contingências para Chuvas, que detalha as medidas que poderão ser tomadas em situações de risco, principalmente em relação a alagamento de ruas e deslizamento de encostas. O município também passou a sediar um Núcleo da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), que irá promover cursos de capacitação para os funcionários da Defesa Civil.

Foto: Lucas Alvarenga