Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Uma das piores fases para as pacientes com câncer de mama é durante o tratamento de quimioterapia, quando o cabelo começa a cair. Para resgatar a autoestima dessas mulheres, o Espaço Rosa realizou, neste sábado (03/03), a entrega de 13 perucas para pacientes da unidade.
“A ausência dos fios é um agravante emocional para um corpo já fragilizado. É importante que elas mantenham a autoestima durante o tratamento. O apoio da família e amigos é de extrema importância”, conta o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Espaço Rosa com a Di Milesi Hair, que fabrica perucas de cabelo natural. Segundo a diretora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, durante o último ano foram realizadas diversas ações sociais de corte de cabelo na unidade.
“Essas ações de beleza são fortes aliadas das mulheres em muitas fases da vida, principalmente para aquelas que passam por um tratamento contra o câncer de mama”, explica Patrícia.
Moradora do Galo Branco, Luci Neves dos Reis, 61 anos, começou o tratamento de quimioterapia há três meses e estava usando lenços na cabeça. O sorriso largo não saiu do rosto após experimentar sua primeira peruca.
“Estou chique, muito feliz. A autoestima muda. Fiquei muito triste ao ver meus cabelos caírem e agora fiquei até mais animada para me arrumar e sair”, conta a aposentada.
Qualquer pessoa com os cabelos saudáveis pode realizar a doação, desde que os cabelos estejam limpos e tenham no mínimo 10cm de comprimento. O Espaço Rosa atende no anexo do Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, Zé Garoto, São Gonçalo.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Guimarães
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados