Início > Meio Ambiente > Secretaria de Meio ambiente cria projeto Escola Protetora

Secretaria de Meio ambiente cria projeto Escola Protetora

Publicado em:  13/08/2019

Na última sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a mais um novo projeto. Com o nome de “Escola Protetora”, a proposta visa apresentar a importância da proteção dos animais e multiplicar a rede de protetores com as crianças de escolas públicas e particulares de São Gonçalo. A primeira escola participante foi o Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, na Trindade, com a participação de um apicultor para mostrar aos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental a respeito da criação de abelhas.

“Essa iniciativa está sendo importante porque entendemos que para haver um adulto protetor e consciente, é necessário começar pela base, logo um trabalho com eficiência infantil. Mostrar as questões que permeiam a proteção dos animais e como contribuem para a construção de uma sociedade que valorize a preservação do meio ambiente”, declara José Rafael de Abreu, secretário de Meio Ambiente.

As atividades contam com uma palestra que engloba temas do meio ambiente e proteção de animais, como cuidados que se deve ter, o abandono e a adoção. Para depois ser realizada uma dinâmica com um tema específico escolhido para a ação daquele dia. A primeira foi sobre o cuidado na criação de abelhas, com a participação do “Zé Colmeia” que levou um apiário cheio de abelhas para demonstração e o mel produzido por elas para ser cortado e consumido ao natural pelos alunos.

“Vemos diariamente a falta de cuidado das pessoas em relação a todos os tipos de animais. Então, tivemos essa ideia para levar a todas as crianças e jovens do nosso município, criando a consciência. É nas escolas que podemos conversar sobre isso. As crianças são mais receptivas que os adultos, estão ainda em um processo de formação das suas personalidades e poderão ter um olhar diferenciado. Além de trazer um legado para a cidade. Nós vamos até a unidade de ensino, eles nos dão um tema em que podemos focalizar, damos palestras em relação à proteção de maneira bem ampla, para depois realizar as dinâmicas. A ideia é ir em todas as escolas de ambas as redes que existem em São Gonçalo. Entretanto, também estamos com um planejamento para levar em ONGs e coletivos que tiverem interesse”, explica Daniele Gonçalves, assistente social da Secretaria de Meio Ambiente e uma das idealizadoras do projeto.

Ao final de cada ação, a escola participante recebe uma certificação de escola protetora assinada pela própria Secretaria de Meio Ambiente.

Autor: Raquel Muniz