Início > Meio Ambiente > Secretaria de Meio Ambiente realiza ação de despoluição na Praia

Secretaria de Meio Ambiente realiza ação de despoluição na Praia

Publicado em:  17/06/2019

Limpeza e conscientização, esse foi o foco da ação “5.0 Responsabilidade Social”, realizada no último domingo (16), na Praia das Pedrinhas, no bairro Boa Vista. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Instituição Semeando Bem, reuniu cerca de 100 pessoas, com o objetivo de limpar o entorno do local, que é considerado um ponto turístico no município de São Gonçalo.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Magalhães, o intuito do evento era realizar uma espécie de roda de bate papo sobre o meio ambiente e a despoluição da Baía de Guanabara. “Apresentamos à população a importância de realizar a despoluição do entorno da Praia das Pedrinhas. Foi uma ação em conjunto com diversos setores para conscientizar as pessoas e melhorar aquele ambiente que traz benefícios físicos e culturais a nossa cidade. Mostrar que um pequeno lixo jogado no chão é suficiente para gerar consequências no nosso cotidiano”, afirma.

A programação contou com diversas atividades, além da limpeza da praia, como: aferimento de pressão arterial e glicose, atendimento de uma nutricionista, cabeleireiro, encaminhamento para exame de vista, doação para a campanha do agasalho, curso para as crianças sobre plantio. Assim como, uma almoço para os participantes com música ao vivo.

A ação, também, teve a participação de uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para a retirada do lixo, capina e roçagem do mato.

“É necessário uma conscientização ambiental em São Gonçalo e aprendermos a respeitar o meio ambiente que faz parte do nosso próprio lar. Foi com esse objetivo que nós da Semeando Bem procuramos a prefeitura para a realização desse projeto. Reunimos diversas pessoas, superando minhas expectativas, e já estamos organizando um próximo evento para mudar o cotidiano ambiental da cidade”, explica Luis Santos, idealizador e coordenador do projeto.

Ao todo, foram retiradas seis toneladas de lixo, além de uma arrecadação de 300 peças de roupas e 50 kg de alimentos não perecíveis. Ambos serão encaminhados para devidas comunidades carentes e creches comunitárias.

Autor: Raquel Muniz