Início > Meio Ambiente > Secretaria de Meio Ambiente vai voltar à sede do Executivo

Secretaria de Meio Ambiente vai voltar à sede do Executivo

Publicado em:  13/04/2021

Área atingida por incêndio será reformada, gerando uma economia de R$ 6 mil mensais aos cofres do município

O prefeito Capitão Nelson, assinou, na última semana, um termo de compensação ambiental que vai possibilitar a reforma da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na sede do Executivo. No ano de 2017, a secretaria foi atingida por um incêndio e, desde então, está provisoriamente em uma espaço alugado no Partage Shopping, no Centro.

A compensação, no valor de 145 mil reais, é referente à supressão de árvores para a construção de um empreendimento imobiliário no bairro de Maria Paula e vai possibilitar a reformulação do espaço localizado na sede do Executivo, que foi atingido pelo fogo, com novas instalações elétricas, hidráulicas e aquisição de equipamentos e móveis.

O prefeito Capitão Nelson atentou para a economia aos cofres do município com a volta da secretaria para o prédio do Executivo e também para a liberação segura do local.

“A liberação será realizada com toda a segurança, tudo acompanhado pela Defesa Civil. Essa compensação também vai trazer uma economia de R$ 6 mil por mês, que é o valor que a prefeitura paga pelo aluguel da Secretaria de Meio Ambiente”, disse o prefeito.

As compensações permitem a aplicação desses valores em benefício da cidade de São Gonçalo.

“As aplicações das compensações ambientais garantem que o município tenha um legado quando empreendimentos imobiliários são instalados na cidade. A lei de supressão ambiental e os estudos de impacto de vizinhança permitem que o município também seja beneficiado”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

Participaram da reunião com o prefeito Capitão Nelson, o vice-prefeito Sérgio Gevú, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, Cristiano Coluccini, Romilton Alves, e Caio Stocco, da CAC Engenharia e a consultora ambiental Laura Cristina, da Ecologic Ambiental.

Após a reunião, o prefeito Capitão Nelson visitou, junto com a Defesa Civil, o espaço que receberá as intervenções. O incêndio de 2017 não provocou danos estruturais na área onde ficará a Secretaria de Meio Ambiente, portanto a reforma poderá ser executada sem maiores problemas. A liberação será feita de reforma responsável, como garantiu o subsecretário de Defesa Civil, Coronel Fernando Rodrigues.

“O corpo técnico de engenharia da Defesa Civil de São Gonçalo avaliou o local e garantiu a segurança estrutural, para que a reforma seja executada seguindo todas as especificações de segurança e também seja realizada atendendo às determinações do Ministério Público”, disse.