Início > Planejamento e Projetos Especiais > Secretaria de Planejamento realiza ação social para terceira idade

Secretaria de Planejamento realiza ação social para terceira idade

Publicado em:  18/02/2019

“Direitos do Idoso” foi o tema da ação social com idosos promovida pela Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). O evento em prol da saúde aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), na Escola Municipal Nice Mendonça, dentro do Residencial Venda da Cruz, no bairro de mesmo nome. Teve como participação as pessoas de idade dos cinco setores do empreendimento, com o intuito de transmitir um maior conhecimento sobre a vida, os direitos e o bem-estar do cidadão da terceira idade.

“Queremos falar dos direitos da pessoa idosa, algo que carece muito nos dias atuais. Além de seus benefícios e malefícios em relação às leis que existem. O Conselho como órgão tem o dever de fiscalizar e propor políticas públicas para a população idosa em São Gonçalo e nossa população precisa ser assistida, lutar pelas políticas existentes”, afirma Neide Carvalho, assistente social e presidente do Conselho Municipal do Idoso.

O objetivo do projeto é chamar pessoas da terceira idade e moradoras do condomínio a lutar pelos seus direitos e se inscrever nas aulas da ginástica funcional, que acontecem todas as terças e quintas-feiras nos setores 3, 4 e 5, e as segundas e quartas-feiras nos setores 1 e 2.

Durante a ação, houve uma palestra com assistente social dizendo os benefícios para a saúde ao praticar atividades físicas. Assim como, uma equipe de saúde para avaliar os idosos e fazer atendimentos básicos, como aferir pressão e batimento cardíaco, cadastro e encaminhamento para a realização de exames em postos de saúde. Além da entrega de caderneta da pessoa idosa, um documento de identificação que é direito de todo cidadão a partir dos 60 anos, com todos os dados do paciente, assim como vacinas, glicose, medicamentos e entre outros procedimentos.

Janaína Araújo, de 60 anos, faxineira e moradora do condomínio explica o porquê de ser essencial a realização dessas atividades de aprendizado e práticas físicas. “É muito importante entendermos quais são nossos direitos, porque muitos não sabem sobre as vantagens que os idosos têm. Além disso, soube que a prefeitura disponibiliza diversos projetos de aulas no condomínio, gostei e quis me inscrever nas aulas de ginástica para uma saúde melhor”, esclarece.

No cronograma do condomínio, além das aulas de ginástica funcional (disponibilizadas a partir dos 40 anos), há aulas de futsal, handebol, capoeira e zumba “teen”. Para outras informações basta comparecer ao plantão social dentro do condomínio, que acontece todas às terças, quartas e quintas-feiras.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga