Início > Transportes > Secretaria de Transportes fiscaliza ônibus

Secretaria de Transportes fiscaliza ônibus

Publicado em:  21/07/2021

Veículos são recolhidos após vistoria encontrar irregularidades

A Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) de São Gonçalo realizou, nesta quarta-feira (21), três ações de fiscalização contra irregularidades em ônibus municipais, em diferentes bairros da cidade. As fiscalizações aconteceram com apoio da Guarda Municipal e foram realizadas na Avenida Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo, na Estrada Raul Veiga, no bairro Raul Veiga, e na Rua Jovelino de Oliveira Viana, no Alcântara.

Quatro veículos foram notificados e tiveram a roleta de passageiros lacrada, sendo encaminhado para a garagem da empresa pela Secretaria de Transportes. Outros três veículos foram removidos para o depósito público, totalizando oito autos de infrações aplicadas.

Nas ações, os fiscais da secretaria realizaram vistoria dos principais itens de segurança dos coletivos, como estado geral dos pneus, o bom funcionamento das luzes de faróis e lanternas e também funcionamento correto das rampas para acesso de cadeirantes.

Pela manhã, nas ações realizadas na Avenida Presidente Kennedy e na Estrada Raul Veiga, três veículos foram multados e removidos para o pátio da prefeitura. Entre as irregularidades, a falta de vistoria desde 2018, luz de freio defeituosa e defeito na rampa de cadeirantes.

As fiscalizações ocorrem nos coletivos independente dos veículos terem sido vistoriados recentemente. Na fiscalização realizada durante a tarde, um ônibus teve a roleta lacrada pelo mau funcionamento da rampa de acesso para passageiros cadeirantes. O condutor foi impedido de transportar mais passageiros e realizou a viagem até a garagem da empresa, que terá que sanar a irregularidade para o veículo voltar a circular.

As empresas que tiveram os veículos levados para o pátio terão que quitar os débitos de diária e multas, além de sanar as irregularidades e realizar vistoria na Semtran, para que os coletivos possam voltar a realizar transporte de passageiros.

O secretário de Transportes, Fabio Lemos, explicou que essas ações têm sido realizada rotineiramente no município.

“As ações de trânsito têm sido realizadas pelas vias do município para a manutenção do ordenamento e segurança dos passageiros. Além disso, operações de conscientização também têm sido realizadas pelos agentes de trânsito, permitindo que a população seja orientada da forma correta”, conclui o secretário.

Foto: Lucas Alvarenga