Início > Educação > Secretaria Municipal de Educação comemora os 440 anos da Fundação

Secretaria Municipal de Educação comemora os 440 anos da Fundação

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/04/2019

Neste sábado (06), em comemoração aos 440 anos de Fundação de São Gonçalo, todas as escolas da Rede Municipal de Educação fizeram uma homenagem à data, realizando diversas atividades, como palestras, exposições, exibição de vídeos e declamação de poesias. Aproveitando o evento, o prefeito José Luiz Nanci, o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, e a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy, deram início de forma gradativa a entrega dos uniformes escolares 2019 para os alunos. As escolas contempladas foram Escola Municipal Alberto Pasqualini, em Maria Paula, e Escola Estadual Municipalizada Professora Maria da Glória Borges Leite, Centro.

Na Escola Municipal Alberto Pasqualini, o evento contou com a presença dos pais e da comunidade, com hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado do Rio de Janeiro e de São Gonçalo. Os alunos cantaram o Hino Nacional, de São Gonçalo e da escola. Já na Professora Maria da Glória Borges Leite, a festividade começou com um café da manhã para pais, alunos e professores e, na sequência, aula compartilhada (pais e alunos na mesma sala de aula). Logo após foi servido um delicioso almoço.

Para o prefeito José Luiz Nanci, apesar das dificuldades que o país atravessa, São Gonçalo tem feito investimentos importantes na rede de ensino. “Estamos investindo na Educação com transparência, contratamos uma nova firma para fornecer alimentação escolar a um custo mais baixo, mas sempre visando a qualidade acima de tudo. Para os uniformes também seguimos a mesma linha, uniforme feito com material de qualidade com preço mais em conta. E afirmo: tudo realizado com total transparência. Já entregamos o kit escolar para todos os alunos da Rede. Queremos cada vez mais melhorar a qualidade do ensino em nosso município, é um compromisso do meu Governo”, declarou José Luiz Nanci.

Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação, destaca a importância de comemorar a Fundação de São Gonçalo. “Hoje é uma data muito especial para São Gonçalo e para todos nós gonçalenses. No dia 6 de abril de 1579, chegava em nossa região Gonçalo Gonçalves, que fundou as primeiras sesmarias dando início a nossa história. Esta data ficou durante muito tempo adormecida, temos o hábito de comemorar no dia 22 de setembro, a emancipação político-administrativa do nosso município. Celebrar os 440 anos da fundação de São Gonçalo é de grande magnitude e importância para a cidade, com isso a Secretaria de Educação mobilizou toda a Rede Escolar, um projeto do prefeito José Luiz Nanci para toda a Prefeitura, envolvendo todas as secretarias. A Secretaria de Educação tem por obrigação levar esse tema para as escolas, e começou a celebração, com a entrega do kit escolar, todo o material é alusivo aos 440 anos da Fundação de São Gonçalo, é importante que toda sociedade conheça a história de sua cidade”, finalizou Marcelo Azeredo.

Daiane Novaes, mãe da Sophia Novaes de 5 anos, aluna do Maria da Glória, destacou: “Só tenho a agradecer pelo excelente trabalho desenvolvido na escola, falo com propriedade, pois minha filha está no terceiro ano nesta unidade e sempre foi muito bem tratada, não só ela mas todos os alunos. Os pais são bem recebidos e tem acesso à diretora Maria Christina, a quem parabenizo e toda equipe, professores e funcionários de uma forma geral. A qualidade do ensino é muito boa, no momento estou um pouco triste, pois vai ser o último ano da minha filha nesta escola, mas o tempo que ela passou aqui tem sido maravilhoso, desejo que continue assim”, declarou Daiane Novaes.

Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas, disse: “É com muita alegria que hoje estamos comemorando 440 anos da Fundação de São Gonçalo, um dia de alegria, de compartilhamento de idéias e ações pedagógicas. São Gonçalo, que tem uma população com muita garra, luta por um município melhor, cidade que amo e quero ver prosperar cada vez mais e tenho certeza que, quem nela habita, tem o mesmo pensamento, eu tenho orgulho de ser gonçalense”, declarou Gisele Herdy Dutra.

Comemoração

Ao final do sábado (06), foi realizada, na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, a missa comemorativa aos 440 anos da Fundação da nossa cidade São Gonçalo e a abertura do ano jubilar pelos 400 anos da morte de Gonçalo Gonçalves, fundador da cidade. A missa foi presidida pelo vigário episcopal padre André Luiz Bastos, auxiliado pelos diáconos Nonato e Reginel. Estiveram presentes as seguintes autoridades do município: prefeito José Luiz Nanci, a chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, secretário de Educação, Marcelo Azeredo, secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria, secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney, secretário de Saúde, Jefferson Antunes, secretário de Segurança Pública, Felipe Brito, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Andréa Machado, subsecretário de Cultura e Turismo, Giovani Raios de Sol, e o subsecretário de Planejamento de Educação, Fernando Peres, dentre outros funcionários da Prefeitura e de toda a comunidade da Paróquia.

História – O município de São Gonçalo completou, neste sábado, dia 6 de abril, 440 anos de fundação, sendo referência em muitas páginas da história do Brasil. Muitos cenários que compõem a riqueza cultural da cidade estão abertos ao público, sendo excelentes espaços de lazer.
A história de São Gonçalo se inicia em 6 de abril de 1579, quando Gonçalo Gonçalves conseguiu pela sesmaria uma grande extensão de terra na região do Centro, Gradim, passando por Itaoca. No Centro, construiu a Capela São Gonçalo do Amarante, em homenagem ao padroeiro de sua cidade natal, em Portugal.

Um exemplo é a famosa Igreja Matriz de São Gonçalo, inicialmente uma capela, erguida por Gonçalo Gonçalves em homenagem ao santo que era devoto e cujo nome batizou a cidade. Ela foi inaugurada em 1646, quando a província de São Gonçalo se tornou freguesia, tendo atingido 6 mil habitantes, e a capela passou a ser uma paróquia, com a finalidade de melhorar a comunicação entre a população. Na época, a Fazenda Colubandê tinha a maior produção de cana de açúcar da região. Sua estrutura se mantém até hoje e contribuiu para ser um dos cânones no brasão da cidade.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content