Início > Desenvolvimento Social > Secretaria realiza primeira reunião do Bolsa Família em 2017

Secretaria realiza primeira reunião do Bolsa Família em 2017

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/03/2017

Cerca de 400 famílias participaram, na manhã desta sexta-feira (17/03), da primeira reunião do acompanhamento de condicionalidades do programa Bolsa Família de São Gonçalo em 2017. O encontro tem como objetivo fazer com que as famílias cumpram as exigências do Governo Federal para receberem o recurso. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, participou ao lado do subsecretário do Bolsa Família, Jair Melo, da entrega das cadernetas de acompanhamento as famílias.

Durante a reunião, o subsecretário Jair Melo destacou a importância do acompanhamento das famílias.

“Reunimos hoje as equipes da educação, saúde e assistência social, para que as famílias possam ser bem acompanhadas. Hoje, notamos que cerca de 80 por cento delas não eram acompanhadas nos CRAS. Quando a família não é atendida, ela fica sem saber das ofertas de serviços oferecidos pela SMDS, como cursos, serviço de convivência, entre outros. O acompanhamento é importante para que todas as famílias recebam as informações necessárias e não acarrete na perda do beneficio”, explicou.

Entre as condicionalidades para garantir os direitos, estão: acesso à escola garantido para as crianças, acompanhamento médico periódico e um diálogo constante entre o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o núcleo familiar, para que o município acompanhe, assim, toda a trajetória das famílias beneficiadas.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, é de extrema importância fazer com que as famílias preservem seus direitos.

“O evento promovido pela Subsecretaria do Bolsa Família tem por objetivo atender os requisitos do Ministério de Desenvolvimento Social em relação as condicionalidades do Bolsa Família, onde há um acompanhamento rigoroso, como frequência escolar, vacinação, pesagem, entre outros compromissos. A equipe da Secretaria tem trabalhado incansavelmente para que as famílias possam preservar os seus direitos.”, explicou

Tamara Marinho, 39 anos, usuária do programa Bolsa Família, falou sobre o acompanhamento.”É muito importante o acompanhamento das famílias para que não haja divisões ilegais e todos que tenham direito possam receber os serviços”, disse a dona de casa.

Reunião com a Caixa Econômica Federal

Durante a tarde, o secretário Marlos Costa participou de reunião com gerentes de Programa Social da Caixa Econômica Federal para tratar do número de beneficiados do Bolsa Família que ainda não recebem o recurso.

“Importante reunião com a gerência de Programas Sociais da Caixa, para que o município de São Gonçalo possa conseguir ampliar o número de beneficiários do Bolsa Família. Atualmente temos mais de 150 mil famílias inscritas no cadastro único do Ministério do Desenvolvimento Social e mais de 60 mil beneficiados no Bolsa Família. Em virtude da situação econômica do país, acreditamos que podemos ampliar o número de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família.Toda nossa rede de assistência, os nossos CRAS espalhados pelo município irão trabalhar no sentido de atualizar o cadastro para que mais pessoas possam receber o beneficio”, declarou Marlos Costa.

Autor: Ascom
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content