Início > Ordem Pública > Secretarias atuam para garantir o ordenamento urbano de São Gonçalo

Secretarias atuam para garantir o ordenamento urbano de São Gonçalo

Publicado em:  14/04/2021

Ordem Pública e Transportes estão nas ruas para garantir o respeito às leis

As Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Transportes têm um papel fundamental na atual gestão. Cabe a elas a missão de garantir o ordenamento urbano em São Gonçalo, pondo fim a condutas irregulares que têm sido recorrentes na cidade nas últimas décadas.

Seguindo determinação do prefeito Capitão Nelson, as secretarias seguem firmes no propósito de combater práticas que interferem de forma negativa na rotina da população, como o desrespeito a regras elementares de boa convivência, como as de trânsito e de ocupação do solo, e a segurança pública. A meta é garantir uma cidade ordeira, onde o respeito às leis deve ser priorizado, a fim de atrair investimentos e gerar emprego e renda.

Já na segunda semana de janeiro, logo após a posse do prefeito Capitão Nelson, foram iniciadas as ações de ordenamento nas ruas de Alcântara, realocando as barracas de vendedores ambulantes, liberando as calçadas aos pedestres e fazendo a ocupação permanente no centro comercial do bairro. Agentes de trânsito foram posicionados nos principais pontos, a fim de fazer o tráfego fluir sem maiores problemas.

A ação também visa coibir aglomerações e barracas nas principais entradas das lojas, deixando sempre livre o acesso aos pedestres e consumidores. O trabalho de orientação e ordenamento está sendo realizado das 7h às 22h ,de segunda a sexta-feira, com a presença diária de fiscais de posturas e técnicos de Controle Urbano, com apoio da Guarda Municipal.

A secretaria também oferece oportunidade para legalização dos ambulantes, que devem procurar a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas com documento de identidade, CPF, comprovante de residência, planta com as dimensões da barraca, o local onde desejam atuar e também comunicar o tipo de atividade que pretendem exercer. E os comerciantes ainda contam com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para formalizar a abertura do negócio.

Graças à intervenção do prefeito Capitão Nelson junto ao governo do Estado, houve o reforço no patrulhamento da cidade com 120 profissionais de segurança, entre eles policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais, através da expansão da Operação São Gonçalo Presente. O policiamento é feito das 5h às 23h, a pé, em motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas de grande movimentação e concentração de estabelecimentos comerciais, das 5h às 23h, todos os dias da semana.

Uma das metas elencadas pela nova gestão, o Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumesp) já foi encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação. O fundo vai possibilitar o desenvolvimento, especialização e modernização da Secretaria de Ordem Pública, por meio de investimentos em tecnologia, aquisição de novos veículos para patrulhamento e equipamentos, cursos de qualificação profissional e aprimoramento, além de campanhas educativas pela cidade.

Em fase final de elaboração, o Plano Municipal de Segurança Pública vai orientar e definir as ações da Secretaria de Ordem Pública de São Gonçalo, pelo prazo de dez anos. Trata-se de uma frente multidisciplinar de combate à violência, com ações que vão além do enfrentamento direto de crimes e irão envolver outras secretarias.

Transportes – A Secretaria de Transportes também vem realizando uma série de operações no município, muitas vezes em integração com as demais forças de segurança, a fim de reprimir condutas irregulares no trânsito. As ações de combate a irregularidades são permanentes, com rondas e blitzes diárias, além de apreensão de veículos estacionados em locais proibidos ou em estado de conservação inadequado.

A secretaria tem realizado ações de combate a infrações no trânsito, como transporte ilegal de passageiros, estacionamento irregular, condução de veículos sem habilitação e ausência de equipamentos de segurança, como capacete. O combate a motocicletas irregulares também segue com ações diárias, a fim de retirar de circulação as motos barulhentas, com escapamento adulterado.

Outra iniciativa da secretaria foi a criação do Programa Cidade Limpa, com operações de notificação e remoção de veículos considerados inservíveis, abandonados de forma contínua e ininterrupta nas vias públicas da cidade. Denúncias sobre veículos abandonados podem ser enviadas para o email cidadelimpasemtran@gmail.com.

Foto: Renan Otto