Início > Cultura e Turismo > Secretário de Turismo e Cultura faz vistoria em polos culturais de São Gonçalo

Secretário de Turismo e Cultura faz vistoria em polos culturais de São Gonçalo

Publicado em:  10/01/2021

Teatro Municipal será entregue em fevereiro com todos os protocolos de segurança

O secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Lucas Muniz, vistoriou alguns dos principais polos culturais da cidade na última semana para verificar as reais necessidades dos locais. Na noite da última sexta-feira, durante reunião com o prefeito Capitão Nelson, ficou definida a entrega do Teatro Municipal à população em fevereiro, seguindo todas as regras e protocolos de segurança.

“Devolver o teatro à população de São Gonçalo é a nossa prioridade. O gonçalense não vai precisar ir para outra cidade para ter acesso a um teatro de qualidade. Nossa meta é entregar à população um equipamento cultural por mês. Vamos trabalhar incansavelmente para isso”, garantiu o secretário.

Lucas declarou que em breve vai prestar contas dos beneficiados pela Lei Aldir Blanc. Em São Gonçalo, 850 artistas foram atendidos pela lei. “Nossa missão é manter a transparência e prestar contas à classe de artistas da cidade, de acordo com determinação do prefeito Capitão Nelson. Vamos organizar e acompanhar, em parceria com os artistas, conselhos e fóruns culturais da cidade, os eventos e projetos que foram beneficiados pela lei”, assegurou o secretário.

Dando continuidade ao trabalho de aproximação com artistas da cidade adotado desde o início da sua nomeação, Lucas iniciou uma série de vistorias nos equipamentos culturais de São Gonçalo para analisar as melhorias emergenciais que cada local necessita. Um dos pontos vistoriados pelo secretário foi a Lona Cultural do Jardim Catarina – uma das principais ferramentas de apoio social e cultural a jovens e adultos da localidade – que passará por limpeza e reparos na estrutura para voltar a receber o público em até 60 dias.

“A secretaria está de portas abertas para receber os artistas da região que tiverem projetos para serem desenvolvidos na lona cultural. Nossa ideia é promover eventos culturais e cursos para a população”, afirmou o secretário.

Lucas também visitou o Centro Municipal de Tradições Nordestinas, em Neves, que voltou a receber visitantes na praça de alimentação na última sexta-feira. “O espaço é mais uma importante fonte de lazer e cultura para a cidade. Pretendemos adotar um relacionamento direto com os artistas para proporcionar cada vez mais eventos no Centro de Tradições Nordestinas”, disse Lucas, seguindo os protocolos de segurança no combate ao novo coronavírus.

Desde o início da semana, o secretário tem feito reuniões com fóruns culturais de São Gonçalo para estreitar e fortalecer o laço entre a secretaria e a classe. A iniciativa de vistoriar e preservar os equipamentos culturais da cidade foi comemorada pela categoria.

“A manutenção dos equipamentos culturais é de suma importância, primeiro que ele gera a potencialidade de se fazer arte e cultura, onde essas pessoas têm um lugar para desenvolver esse processo criativo e a população tem acessibilidade a arte através deste equipamento cultural. Essa manutenção e estabelecer mais equipamentos de forma descentralizada ajuda as pessoas a entender o desenvolvimento cultural do município e potencializar o mesmo”, destacou Alberto Rodrigues, produtor cultural e coordenador do Grupo Acesso Cultural e do Festival Literário de São Gonçalo, que também destacou a importância do diálogo com o poder público.

“Abrir o canal de diálogo horizontal da secretaria com a classe torna-se um marco dentro no avanço de políticas públicas culturais e no entendimento da demanda existente no município. Essa aproximação faz com que a secretaria entenda a diversidade cultural em São Gonçalo, possibilitando a construção de um turismo cultural forte e explorando toda potencialidade da cidade”, disse Alberto.