Início > Administração > SEI: São Gonçalo conclui implantação de novo sistema de informações

SEI: São Gonçalo conclui implantação de novo sistema de informações

Publicado em:  31/01/2023

Novo mecanismo gera economia e dá maior agilidade a processos

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está totalmente implantado na Prefeitura de São Gonçalo. O novo procedimento de trabalho, que começou a ser adotado em abril de 2022, tem objetivo de virtualizar processos e documentos, permitindo atuação simultânea entre secretarias, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades e provendo eficiência administrativa.

São Gonçalo foi um dos primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro a adotar o sistema, que já é utilizado pelo Governo do Estado e outras grandes cidades brasileiras. Os procedimentos foram desenvolvidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o sistema foi cedido gratuitamente para instituições públicas. Servidores passaram por capacitações para poder operar o novo sistema.

A mudança dos processos do meio físico para o virtual resultará para o município uma economia anual superior a R$ 1,5 milhão com papel e toners de impressão. Outro grande ganho para a administração é o ganho na velocidade na tramitação de processos, dinâmica de trabalho, transparência e padronização de documentos do Executivo.

Foto: Renan Otto