Início > Cultura e Turismo > Semana da Umbanda tem início em São Gonçalo

Semana da Umbanda tem início em São Gonçalo

Publicado em:  14/11/2023

Mesa de debates na Uerj abriu os eventos, que seguem até 25 de novembro

A Semana da Umbanda foi aberta oficialmente em São Gonçalo, na noite da última segunda-feira (13), no auditório da Uerj, no Campus Patronato, com a mesa de debates Legalização e Justiça – Um caminho possível para o fim das violências contra os povos de terreiro”, realizado pela Comissão da Semana da Umbanda.

O encontro teve mediação do Pai Fernando D´Oxum, líder da 1ª Comissão da Semana da Umbanda de São Gonçalo e que também presidiu a mesa de debates, composta pela professora e pesquisadora Camila Fogaça, professor Rui Aniceto Fernandes, Andreia Pereira, presidente da OAB de São Gonçalo, a defensora pública federal, Natália Von Rondow, representante da Secretaria de Fazenda de São Gonçalo, Renata Alves.

“ Nossos sonhos são: uma cidade mais justa, mais responsável com referências religiosas, capaz de promover todas as suas manifestações religiosas e culturais de igual maneira, que consiga promover o acesso à justiça e à cidadania de igual maneira a todas as manifestações religiosas, uma cidade que dê aos terreiros e povos de matrizes africanas todas as facilidades legais para registro, uma cidade que promova leis municipais de reconhecimento das religiões de matrizes africanas, que tenha uma delegacia de combate aos crimes raciais e delitos de intolerância”, disse Pai Fernando D´Oxum, líder da 1ª Comissão da Semana da Umbanda de São Gonçalo.

A mesa de debates abriu em alto nível a Semana da Umbanda em São Gonçalo, abordando o histórico da religião na cidade, legislação da Semana da Umbanda, intolerância religiosa e também questões jurídicas e legais para legalização de terreiros.

“ O prefeito Capitão Nelson entendeu que deveríamos ter uma coordenadoria para dialogar com todas as religiões do município. Temos promovido, por dois anos consecutivos, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, sabemos que a intolerância acontece nos mais variados segmentos. Queremos impedir que esses fatos aconteçam em nossa cidade e estamos de portas abertas para que esse diálogo aconteça”, destacou o coordenador de Assuntos Religiosos da Secretaria da Assistência Social de São Gonçalo, Carlos André Ferrugem.

Também estiveram no local representantes da Alerj e do Legislativo municipal.

Eventos da Semana da Umbanda

Até o dia 16 de novembro, a Câmara Municipal de São Gonçalo recebe a mostra “Pelos Caminhos da Umbanda”, promovida pelo Instituto Carta Magna da Umbanda, cujo objetivo é apresentar a construção da religião brasileira de matrizes africanas e indígenas, a partir de suas práticas, ritos, territórios e historicidade. A exposição está no hall principal da Câmara Municipal.

Uma sessão solene em homenagem às lideranças da umbanda será realizada no dia 16 de novembro (quinta-feira), às 17h, na Câmara Municipal de São Gonçalo. Na ocasião será entregue a medalha Zélio Fernandino de Moraes aos homenageados.

O Teatro Municipal de São Gonçalo vai receber, no dia 17 de novembro (sexta-feira), às 19h, o show do artista gonçalense renomado Altay Veloso. Com mais de 40 anos de carreira, o artista acumula mais de 450 composições que já foram gravadas por diversos cantores brasileiros. E, para fechar a noite, a bateria da escola de samba Porto da Pedra promete agitar o público. Os shows serão gratuitos e sujeitos à lotação.

No dia 25 de novembro (sábado), encerrando a programação especial da Semana da Umbanda, na Praça Zélio Fernandino de Moraes, Marco Zero da Umbanda, em Neves, será realizado o “Encontro dos Povos de Terreiros de São Gonçalo”, das 14h às 20h.

Durante a ação serão realizadas homenagens a lideranças religiosas com o “Banda com Banda”, cerimônia de hasteamento da bandeira da umbanda e uma feira de artesanato e gastronomia.

Foto: Fabio Guimarães