Início > Educação > Semana de brincadeiras para as crianças em São Gonçalo

Semana de brincadeiras para as crianças em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/05/2017

“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito.” Brincar é essencial e é um direito garantido por lei e indicado pela ONU há quase 60 anos, quando foi criada a Semana do Brincar. Em comemoração, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) oferecerá nas escolas e unidades conveniadas, de 29 de maio a 2 de junho, atividades para as crianças e seus responsáveis.

A ação marca uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros. Serão manhãs e tardes com oficinas e espaços abertos para brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos, com brinquedos criados pelas próprias crianças. Para adultos, haverá palestras e debates sobre este tema e atividades realizadas entre os jovens e os responsáveis. A programação vai de acordo com cada escola.

“Esta semana é muito importante para que possamos resgatar a essência da infância. O foco é lembrar aos adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. E quando falamos em brincar, não é com jogos eletrônicos. Hoje os pais têm cada vez menos tempo para as crianças, e o objetivo é contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância de brincar. Queremos compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância”, explica Janine Siqueira, subsecretária de Educação Infantil.

Na sede da Secretaria de Educação acontecerá uma palestra na terça-feira (30) com o tema “1,2,3 já…hoje é dia de brincar”, ministrada pela diretora do Centro de Referência em Educação e Formação Continuada (Crefcon), Henriette Porciúncula. A professora falará sobre a importância do resgate dessas atividades para o desenvolvimento das crianças.

A Semed fica localizada no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Avenida Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.

Autor: Ascom
Foto: Reynaldo Felix
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content