Início > Saúde > Semana de Combate a Hanseníase

Semana de Combate a Hanseníase

Publicado em:  30/01/2017

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro (29/01), a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, organizou a realização de eventos e palestras por todo município, nos dias 1 e 2 de fevereiro, com o intuito de conscientizar a população sobre a doença. A hanseníase tem cura e seu tratamento é oferecido, gratuitamente, na rede pública de saúde.

“A hanseníase é uma doença curável que atinge a pele e os nervos. Esse é o maior problema, pois afetando os nervos a pessoa perde a sensibilidade e pode acabar se lesionando sem sentir. Isso pode levar a incapacidades sérias ocasionando deformidades pelo acometimento do nervo”, explicou subsecretária de Saúde de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Cordeiro.

Segundo país com maior número de casos no mundo, atrás apenas da Índia, o Brasil tem registrado queda progressiva nos índices do agravo. Mesmo assim, em 2015, foram notificados 28 mil novos casos: o número alto indica que a transmissão da doença continua ocorrendo de forma intensa.

“Transmitida por meio das vias respiratórias, ou seja, tosse e espirro, a pessoa doente que não realiza tratamento é a principal forma de contágio”, destaca o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A coordenadora do programa de controle da hanseníase no município, Josefa Genuíno, explicou que a doença se prolifera, principalmente, devido à falta de informação das pessoas.

“É importante aproveitar este dia para tirar todas as dúvidas a respeito da doença. Quanto mais rápido for o diagnóstico melhor. Queremos chamar a atenção da população para a hanseníase”, pontuou Josefa.

Programação das ações

– Clinica Municipal Gonçalense
Rua Dr Alfredo Backer 358 – Mutondo
01/02/2017 – Café da amanhã e palestras.

– USF Doutel de Andrade
Av. Odilon Noberto Ferreira, s/nº
01/02/2017 – Educação e saúde na sala de espera, palestras e exposição de fotos e panfletagens.

– USF Juarez Antunes
Rua Alzira Vargas s/n

– USF Manuel de Abreu
Rua Estrada da Meia Noite – Sacramento

– USF Ana Neri
Rua Silvio Vallet, lt 18 – Gradim

– USF Santa Luzia
Av. Santa Luzia s/n – Santa Luzia
02/02/2017 – Educação e saúde na sala de espera, palestras e exposição de fotos e panfletagens.

– USF José Bruno Neto
Rua Joaquim Vieira de Souza, 316 – Boa Vista
02/02/2017 ¬– Educação e saúde na sala de espera, palestras e exposição de fotos e panfletagens.

– USF Bandeirantes
Rua Joaquim Laranjeiras, S/N – Bandeirantes
02/02/2017 Educação e saúde na sala de espera, palestras e exposição de fotos e panfletagens.

– USF Itaúna
Trav Ernestina Pires, nº100 – Itaúna