Início > Projetos Especiais > Semgipe realiza reunião com vereadores sobre obras do MUVI

Semgipe realiza reunião com vereadores sobre obras do MUVI

Publicado em:  12/07/2023

Representantes do Legislativo esclareceram dúvidas sobre as intervenções

A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (Seic-RJ) , realizou, na tarde de terça-feira (11), uma reunião sobre as obras do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), que foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, no Shopping São Gonçalo.

“A ideia é que os vereadores esclareçam todas as dúvidas sobre o MUVI e sejam replicadores dessas informações junto à população”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

Os seis trechos do BRS (Bus Rapid Service) que irão integrar o corredor viário do MUVI, que vai interligar os bairros de Neves e Guaxindiba, cortando toda a cidade, foram detalhados para os vereadores, com uma visão geral sobre as intervenções que serão executadas, como por exemplo o terminal rodoviário de Alcântara e sondagem das áreas onde as obras serão executadas.

As obras tiveram início no começo de junho, na área correspondente ao trecho 2 do MUVI, na altura dos bairros Patronato e Paraíso. Serão seis trechos de BRS que irão atender à população que utiliza transporte coletivo, com um novo terminal rodoviário no centro comercial do Alcântara.

Os trechos do MUVI serão divididos da seguinte forma:

1 Neves ao Porto Velho

2 Porto Velho ao Camarão

3 Camarão/ Centro

4 Centro/Mutondo/Alcântara

5 Alcântara/ Jardim Catarina

6 Jardim Catarina/ Santa Luzia / Gebara

O projeto do Muvi leva em conta as necessidades de cada região onde será implantado, incluindo a questão da drenagem levantada pelos vereadores. Além da pavimentação permeável, todo o sistema de drenagem é feito de acordo com as novas tecnologias indicadas pela Semgipe e aderidas pela Seic-RJ na execução das obras.

Vale ressaltar que, além desta reunião específica de esclarecimento aos vereadores, a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais realiza semanalmente reuniões com as secretarias do município e o consórcio MUVI para alinhamento e atendimento das demandas referentes às intervenções.

Estiveram presentes o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto, os vereadores Alexandre Gomes, Beto da Serraria, Nelsinho Ruas, Magú dos Brinquedos, Jorge Mariola, Nem da Pank Motos, Juan Oliveira, Cacau, Piero Cabral, Tião, Natan, Felipe Guarany, Cici Maldonado, Patrícia Silva ,Vinícius e Mariângela Valviesse.

MUVI – As obras do MUVI estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. À Prefeitura de São Gonçalo coube a parte das indenizações a serem pagas em decorrência das desapropriações de imóveis ao longo da antiga linha férrea. A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado e está acompanhando todo o andamento das obras. As secretarias de Transportes e de Conservação, além da Guarda Municipal, também atuam no suporte às intervenções.

Muito além de um corredor viário, o MUVI foi concebido para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção da ciclovia ao longo do corredor expresso. O projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

Foto: Fabio Guimarães