Início > Semimd > Semimd realiza primeira aula de curso de férias para a rede de assistência

Semimd realiza primeira aula de curso de férias para a rede de assistência

Publicado em:  07/01/2020

Com a turma lotada de profissionais e estudantes da área de serviço social, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência realizou, nesta segunda-feira (6), a aula inaugural do I Curso de Férias promovido pela pasta, no Espaço + Conhecimento do Partage Shopping.

A capacitação, com carga horária de seis horas, discutiu sobre o tema “Instrumentos Técnico Operativos do Serviço Social – O Estudo Social em Debate”. A atividade teve como objetivo formar e instrumentalizar os participantes sobre os conceitos e dimensões teórico-metodológico e ético-político que envolvem a elaboração de relatórios, laudos e pareceres para os profissionais de serviço social.

A assistente social e pesquisadora da UFF, Josélia Ferreira dos Reis, foi quem ministrou o curso que também possibilitou a reflexão dos instrumentais técnico-operativos utilizados no desempenho do trabalho profissional como instrumento na garantia de direitos. Ao final da aula, a professora realizou uma atividade em grupo, propondo aos alunos a apresentação de propostas de elementos indispensáveis aos instrumentos mais relevantes para atuação nos locais onde se encontram inseridos

“Existe uma importância muito grande nesses encontros porque é quando ocorre um momento de troca muito intenso, já que a categoria atua e conhece primeiro a realidade quando está na ponta da prestação de serviços. E, por outro lado, eu trago a reflexão para esses profissionais. Durante essas atividades a gente acaba discutindo uma dimensão importante da prática profissional que é o instrumental”, explica Josélia.

Devido à grande procura, a secretaria vai abrir mais uma turma para a segunda edição do curso, que será realizado no dia 18 de janeiro, a partir das 10h, no Partage Shopping. As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/36xaazp.

“Durante o mês de janeiro a Semimd estará oferecendo de forma gratuita esses cursos de férias para profissionais e estudantes da área de assistência social e psicologia. A iniciativa é pensando sempre na capacitação dessas categorias e na qualidade no atendimento à nossa população usuária”, afirma Marta Maria Figueiredo, secretária da pasta.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS