Início > Assistência Social > Seminário debate sobre Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Seminário debate sobre Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/06/2023

Palestrantes falaram sobre ampliação das vagas para Jovem Aprendiz na cidade

O Seminário “Vulnerabilidade social, formação profissional e Programa Jovem Aprendiz : construções e propostas para intervenções efetivas no cotidiano” aconteceu nesta terça-feira (13), no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, no bairro Trindade. A palestra em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho,  contou com a presença do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Instituto PROA, SENAI e o Programa de Estágio e Jovem Aprendiz (ISBET).        

As instituições estiveram presentes expondo seus projetos e oportunidades para empregabilidade, além da capacitação para o mundo de trabalho. Já os palestrantes discutiram a atuação do Programa Jovem Aprendiz, em São Gonçalo, como uma das ferramentas de prevenção ao trabalho infantil.

“ Nossos jovens precisam ter essa oportunidade de inserção no mercado de trabalho, dentro da lei, com todos os direitos garantidos”, disse Ednaldo Basílio, secretário de Assistência Social.

Geysiane Cordeiro, de 29 anos, trabalha como psicóloga em algumas escolas particulares de São Gonçalo e resolveu se inscrever no seminário para conseguir orientar alguns alunos que são pacientes.

“Eu atendo todo tipo de jovem nas escolas e no meu consultório, onde faço alguns atendimentos gratuitos, e tem adolescente que precisa trabalhar para ajudar em casa. Com isso, muitos acabam sendo explorados mesmo. Com essas oportunidades e sabendo para onde encaminhar, quem procurar, eu posso orientá-los, conversar com os pais e indicar. Isso ajuda muito na formação deles como ser humano também, aprender desde cedo a responsabilidade de trabalhar, receber o dinheiro, ajudar em casa”, disse.

Estiveram presentes na mesa de debates o secretário municipal de Assistência Social, Edinaldo Basílio; a auditora fiscal do Trabalho, Lívia Valle; o coordenador do CIEE Leste Fluminense, Cleris Maciel; o coordenador do ISBET, Bruno Lima; a coordenadora operacional do Senai São Gonçalo, Teresa Brum; e o promotor de parcerias do PROA, Thiago Vieira.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content