Início > Semimd > Seminário discute a situação do idoso no atual contexto sociocultural

Seminário discute a situação do idoso no atual contexto sociocultural

Publicado em:  26/07/2019

A população idosa no Brasil será superior ao número de crianças entre 0 e 14 anos em 2039. É o que aponta projeção divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento da expectativa de vida e a redução da taxa de fecundidade são fatores que influenciam nesse fenômeno do envelhecimento. A estrutura etária é uma realidade demográfica que necessita de políticas públicas para o seu gerenciamento. Para debater sobre esse tema, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, através da subsecretaria do Idoso realizou nesta quarta-feira (24), uma Leitura Crítica da Situação do Idoso no Atual Contexto Sociocultural, no Ministério Público, em Santa Catarina.

A enfermeira gerontóloga e mestra em Ciência do Cuidado, Fernanda Figueiredo, foi quem conduziu a palestra, realizada com o intuito de promover e implementar Políticas Públicas de inclusão social e aprofundar o conhecimento deste segmento na atual conjuntura sociocultural. Para Fernanda, a educação é a ferramenta principal para a integração, inserção e reconhecimento social do idoso.

“A população idosa está crescendo no mundo inteiro e é preciso que a gente discuta melhorias para eles. A educação é o ponto de partida porque é a partir daí que vamos fazer essa transformação e mudança de pensamento, realizando ações em escolas, universidades e serviços de saúde, mostrando a realidade da população idosa e isso é fundamental”, afirmou Fernanda.

A secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo, destacou a importância da pessoa idosa na nossa sociedade.

“Os idosos têm muito a nos dizer e nós temos muito o que aprender com eles. Precisamos incentivá-los a sair da zona de isolamento, dar protagonismo à eles e resgatar o seu valor social”, disse Marta.

Para o subsecretário de Políticas Públicas pra o Idoso, Leandro Suzarte, manter a rede de proteção fortalecida é fundamental na garantia de bem-estar dessa população.

“Nossa cidade tem crescido no cuidado, atenção e promoção da pessoa idosa, enfatizando a interface da intersetorialidade de forma conjunta e continua para ações e serviços nos equipamentos. O seminário anual do idoso tem sido um evento de sucesso, no qual participam profissionais de vários segmentos e de vários municípios para fomentar e equipar a fim de que a população seja alcançada”, explicou Leandro.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Jonas Guimarães