Início > Transportes > Semtran inicia programação educativa em 2024

Semtran inicia programação educativa em 2024

Publicado em:  12/02/2024

Projetos do Departamento de Educação para o Trânsito serão realizados ao longo do ano

O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo inicia o ano de 2024 com diversas ações educativas na cidade. As atividades são realizadas para diferentes tipos de público, desde crianças da Rede Municipal de Ensino a jovens e adultos, sempre com foco na educação e prevenção de acidentes nas vias de São Gonçalo e até mesmo cuidados com a saúde.

Para 2024, oito projetos serão realizados. Neste mês de fevereiro, teve início o Projeto Profissional Consciente, com foco nos funcionários de empresa de ônibus, mostrando aos funcionários a diferença entre relacionamento intrapessoal e interpessoal e, assim, conscientizá-los sobre como conviver bem consigo mesmo e com os outros. A atividade é dinâmica e também inclui com apresentação de slides e trechos de filmes infantis.

As ações serão realizadas ao longo do ano com as seguintes atividades:

Projeto Profissional Consciente

Treinamento de atualização sobre segurança no trânsito para motoristas em geral.

Escola Cidadã

Com atuação nas unidades escolares, o projeto como público alvo, alunos da Educação Infantil ao 9º ano.

Projeto Saúde e Educação – Prevenção de acidentes

Prevenir acidentes de trânsito, investindo em campanhas de promoção da saúde, para profissionais do setor de transporte coletivo.

Projeto População em Foco – Medidas Preventivas

Abordagens nas vias públicas, sinalizando acerca das normas de segurança no trânsito, como foco em motoristas e pedestres.

Projeto Aula Passeio – Escola/Empresa

Visita guiada às empresas, com informações sobre segurança no trânsito e sobre o Programa Jovem Aprendiz, para alunos do 8º e 9º anos e também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Projeto Trânsito Seguro – Responsabilidade de Todos

Prevenir acidentes de trânsito, investindo em campanhas de promoção da saúde nas rodovias, para profissionais do setor de transporte de pequenas e grandes cargas. As ações serão na base da Arteris Fluminense (BR-101) e em frente ao Sest Senat (RJ-104).

Projeto Cidade em Perspectiva

Leva munícipes e alunos da Rede Municipal de ensino para visitar exposições.

Projeto Educação como Processo de Mudança

Palestras que tem objetivo de promover mudanças através da reflexão sobre educação para profissionais do transporte.

Projeto Professor Agente Multiplicador

Curso de orientação para professores da Educação Infantil, que é finalizada com uma exposição das atividades feitas pelos alunos.