Início > Ordem Pública > Serviço Social do São Gonçalo Presente resgata pessoas em vulnerabilidade social

Serviço Social do São Gonçalo Presente resgata pessoas em vulnerabilidade social

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/07/2021

Em três meses de atuação foram realizados 116 atendimentos 

A Operação São Gonçalo Presente, ligada à Secretaria de Ordem Pública, já realizou 116 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Operação conta com o apoio do Serviço Social, que tem como objetivo viabilizar o acesso aos direitos  e devolver a cidadania de pessoas em vulnerabilidade.

O serviço, que fica situado na base do São Gonçalo Presente, atua em conjunto com agentes do programa, em operações estratégicas em pontos centrais comerciais e de grande movimentação. Conta com o auxílio de profissionais da assistência social, que realizam o processo de abordagens para que essas pessoas possam ser reinseridas na sociedade.

Com o apoio das assistentes sociais do programa, através de entrevistas são disponibilizados alguns serviços para a população em vulnerabilidade, como acesso à documentação, reinserção familiar e ao mercado de trabalho, retorno à cidade natal, encaminhamentos para abrigos e centros de recuperação.

Entre as ferramentas utilizadas para encontrar parentes, são feitas pesquisas pela internet e acompanhamento por aplicativo de mensagens. Além disso, os profissionais oferecem um atendimento humanizado a esta população. 

Para o secretário da Ordem Pública, Major David Ricardo, o trabalho da assistência é essencial para a recuperação da cidadania de pessoas que se encontram em fragilidade social.

“O maior intuito desse serviço é demonstrar que ainda existe um futuro para aqueles que não tinham nenhuma perspectiva. A Operação São Gonçalo Presente acredita no serviço público de qualidade, não selecionando aqueles que devem ser atendidos, mas proporcionado atendimento para as pessoas que precisam”, disse o Major. 

A base da Operação fica instalada na sede da Secretaria de Ordem Pública, na Avenida Presidente Kennedy, nº 765, no bairro Estrela do Norte.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content