Início > Meio Ambiente > SG comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial

SG comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial

Publicado em:  01/06/2017

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de
junho, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, irá realizar a 1ª Eco São Gonçalo, com uma série de atividades sobre o tema em diversos pontos da cidade. A cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta quinta-feira (01/06), no prédio da Prefeitura, no Centro, com solenidade e entrega de mudas de Pau Brasil que serão plantadas na Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, e com coral formado por crianças de escolas municipais. Também foi iniciada a coleta seletiva no local, que já é feita nas escolas do município desde janeiro.

O prefeito José Luiz Nanci conta que a iniciativa é importante para despertar a consciência ambiental na população, que tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

“A população precisa entender que suas ações se refletem diretamente no meio ambiente. Por isso, cuidar e preservar é essencial. Fico ainda mais feliz de ver que estamos ensinando nossas crianças, que muitas vezes influenciam a mudança de atitude em casa”, destaca.

Ao longo de todo o mês de junho serão realizadas oficinas, rodas
de conversa, feiras sobre assuntos ligados ao meio ambiente, além do plantio de mudas no Morro do Cruzeiro e na APA do Engenho Pequeno. A cidade também vai sediar o I Fórum Interdisciplinar de Meio Ambiente, que vai reunir empresas e organizações não governamentais do setor, para apresentação de novidades e troca de ideias.

O secretário de Educação, Diego São Paio, explica que a programação
foi pensada para além das salas de aula e que é importante fazer a educação
acontecer também fora da escola.

“A Eco São Gonçalo é uma parceria com outras áreas do governo e
mostra a importância da união. A escola é fundamental, mas educação é feita o
tempo todo, com atividades extracurriculares que agregam à formação. A Eco São
Gonçalo mostra que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma
multidisciplinar e precisamos explorar o potencial de nosso município”,
ressalta.

Terão ainda Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos em escolas municipais, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) e no prédio administrativo da Prefeitura, fomentando a sustentabilidade e incentivando a reciclagem no município.

A professora Fátima Cristina, do primeiro segmento da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, destacou que o trabalho do coral com as crianças incentiva, não só na questão educacional, mas também nas questões de relacionamento da escola com a gestão municipal.

“As crianças estavam ansiosas para cantar hoje, já que esta foi a primeira apresentação do coral da escola neste ano. Elas estudam sobre o tema ambiental e ficam ainda mais focadas nos projetos. Ter a participação delas na abertura é de suma importância para a valorização do trabalho realizado dentro das escolas, como o canto e a educação ambiental”, frisou Fátima.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rafael Magalhães, a sustentabilidade é um fator importante e o governo municipal está atento a essa necessidade.

“A nossa política é de integrar as questões ambientais com a gestão municipal. Em harmonia com os diversos órgãos da Prefeitura, conseguimos pôr de pé esse projeto tão importante para a cidade e que marca o avanço da consciência ambiental no município. Cuidar do meio ambiente não é só plantar árvore. Cuidar do meio ambiente necessita também de incentivos dos governos para que possamos prosseguir implantando políticas públicas para essa área, e isso nós estamos conseguindo”, conclui Fael.

Confira a programação das atividades que serão realizadas até o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Logo após, as atividades continuam em diversos pontos do município.

(atividades no Lavourão – Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte)
9h – Contação de história
14h – Roda de conversa: A Leitura e a Sustentabilidade
16h – LiteraCafé: Sustentabilidade é possível!

9h – Plantio de mudas – APA Engenho Pequeno

15h – Contação de história: Lili, a formiguinha aventureira –