Início > Saúde > SG inova com Blitz da Saúde no combate à sífilis

SG inova com Blitz da Saúde no combate à sífilis

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/09/2017

Conscientização sobre prevenção contra a sífilis, doença sexualmente transmissível com um crescente número de casos no Brasil. Esse é o objetivo da Blitz da Saúde, projeto recém-criado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo que teve sua primeira ação realizada na noite desta quinta-feira (28), no Mutondo. O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, destaca que somente este ano em São Gonçalo, foram identificados 400 casos da doença. Em 2010 foram registrados somente 50 casos da sífilis, que tem tratamento rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um teste que apresenta resultado pronto em 20 minutos.

“É importante que as pessoas tenham consciência de usar preservativos nas relações para não contraírem ISTs. Nosso objetivo é frear os casos de sífilis, que era uma doença controlada e tem aumentado, ganhou status de epidemia nos últimos meses. As pessoas não tem conhecimento das consequências desta doença, que podem chegar a cegueira e doenças neurológicas”, explica Gadelha.

Moradora do bairro Mutondo, Thayná Santos, 21 anos, foi a primeira pessoa a realizar o exame, após perceber a movimentação enquanto voltava da academia. O resultado é dado de forma sigilosa.

“Uma amiga descobriu a doença durante o pré-natal, acompanhei isso de perto e sei das suas consequências. Achei muito interessante esse tipo de intervenção porque muitas pessoas não procuram postos de saúde para realizar exames como este, neste caso ele vem até nós”, conta a estudante.

Frequentadores de bairros próximos, além de motoristas que passavam pelo local, receberam as orientações da equipe. Segundo a coordenadora do programa municipal de IST/Aids, Evelin Mendonça, há um crescimento epidêmico da doença nos últimos anos.

“Uma das principais causas da doença é a redução do uso do preservativo. É importante lembrar que não existe uma vacina. A única forma de prevenir a sífilis é através do sexo seguro. Muitas pessoas só procuram tratamento na segunda fase da doença. Elas não têm costume de fazer nenhuma testagem. Ela se desenvolve de várias formas, em diferentes estágios, e é transmitida por relação sexual sem proteção, ou da gestante para o bebê”, orienta Evelin.

O programa municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico.

A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, nº 34, e atende no número 2624-5756 e no email coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content