Início > Saúde > SG intensifica combate ao Aedes

SG intensifica combate ao Aedes

Publicado em:  30/01/2017

A luta contra dengue, febre chikungunya e zika vírus segue em ritmo acelerado em São Gonçalo. No último sábado (28) foi realizada uma grande mobilização de combate ao mosquito transmissor dessas doenças, Aedes aegypti, através da campanha Dia D, com o objetivo de conscientizar as pessoas e intensificar ações de prevenção contra o mosquito: inimigo público número um da saúde na cidade. O evento contou com a presença do prefeito, José Luiz Nanci, além do secretário de Saúde, Dimas Gadelha, e da subsecretária de Saúde de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Cordeiro.

Agentes de endemias estiveram em cinco pontos estratégicos realizando a ação de educação em saúde, que visa conscientizar a população sobre os riscos causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes. Em São Gonçalo, durante 2016, foram contabilizados 9.231 casos de dengue, 8.178 de zika e 324 de chikungunya.

As praças do Gradim e Luiz Palmier (centro), o calçadão de Alcântara e a entrada do São Gonçalo Shopping foram os pontos estratégicos escolhidos para disseminar as informações.

O prefeito José Luiz Nanci e o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, acompanharam as atividades na Praça Luiz Palmier, onde agentes de entomologias realizaram exposição de animais peçonhentos e demonstraram os ciclos de vida do mosquito. Já os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) realizaram atendimentos à população em nutrição, fisioterapia, assistência social, e auriculoterapia.

“Convivemos há décadas com os riscos da dengue trazidos pelo mosquito, o que piorou devido às novas doenças transmitidas, a febre chikungunya e o zika vírus. A responsabilidade deve ser assumida por todos e o poder público tem o dever de orientar e promover campanhas de combate. Não deixem os criadouros do mosquito se proliferarem”, ressalta o prefeito.

Os agentes também percorreram dezenas de casas em diversos bairros, com objetivo de eliminar criadouros do mosquito, além de orientar a população para que não deixe água parada em locais que deem condições para proliferação das larvas do Aedes aegypti. Durante as ações, os agentes encontraram muitos quintais com recipientes e vasos de plantas com água parada.

“É importante que toda a população participe dessas ações e se conscientizem sobre os riscos. As doenças transmitidas pelo vetor matam, por isso, a prevenção é o melhor caminho. Cada um deve fazer sua parte, o combate ao Aedes é um dever de todos”, reforça o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Os agentes de endemias realizaram ações de campo em diversos bairros. Em Monjolos, equipes estiveram na casa do motorista Claudio Caetano Francisco, 41 anos, que contraiu chikungunya. No local, foi realizada uma vistoria em busca de focos do Aedes, além de um bloqueio com aplicação de veneno, para quebrar a cadeia de transmissão do vetor.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira e Ricardo Precioso