Início > Cultura e Turismo > SG recebe exposição indígena Guata

SG recebe exposição indígena Guata

Publicado em:  14/03/2018

Guata. Este termo em Tupi Guarani significa Caminhada e , é também o título da exposição que acontece até o dia 4 de abril no Partage Shopping, em São Gonçalo. O tema engloba a reprodução e apreciação de instrumentos musicais de matriz indígena dos povos ancestrais do Brasil.

A mostra, uma parceria entre o Partage Shopping e a Prefeitura de São Gonçalo, através da secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes ( Fasg), é o resultado da oficina de etnomusica realizada pelo Professor Pablo Ferreira com os alunos de escolas Estaduais e Municipais de São Gonçalo. A mostra gratuita pode ser visitada de terça a sábado, das 14h às 22h. Aos domingos a visitação ocorre das 14h às 21h. A classificação etária é livre.

Para o prefeito José Luiz Nanci, a iniciativa contribui para a cultura e a educação da cidade.

“Este é o resultado de um projeto ,sem dúvidas, maravilhoso realizado pelo professor dentro de sala de aula. Com certeza esta iniciativa contribui e muito com a bagagem cultural deste indivíduo em formação. E, é muito gratificante quando vemos este trabalho ganhando novos espaços, entrando em uma galeria e oferecendo acesso deste conhecimento a um número maior de pessoa”, afirmou.

Das escolas para a galeria de artes. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a exposição Guata mostra a importância da educação aliada a cultura.

“Esta é uma exposição muito significativa para nós porque vem de dentro de nossas escolas. O projeto etnomusica do professor Pablo mostra a união da cultura e da educação. É uma exposição que nos faz viajar por todo um percurso musical desde a nossa ancestralidade indígena até os modernos instrumentos musicais da atualidade. É uma mostra imperdível”, ressaltou o secretário.

Fonte: Ascom / SMTC