Início > Cultura e Turismo > SG recebe o 10º Presente de Iemanjá

SG recebe o 10º Presente de Iemanjá

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/02/2019

Completando 10 anos neste domingo (10), o evento “Presente de Iemanjá”, realizado tradicionalmente na Praia das Pedrinhas, pela Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes de São Gonçalo, reuniu diversos representantes dos mais variados grupos relacionados às matrizes africanas. Este ano é ainda mais especial, pois a Câmara irá votar projeto com o objetivo de instituir o “Presente de Iemanjá” como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religioso do município, dando ainda mais incentivo ao evento. 

Para Mãe Márcia D Oxum, idealizadora e produtora da iniciativa, o histórico de luta dos grupos para preservar a cultura afro religiosa expressa a importância do projeto. 

“É importante o apoio dos órgãos governamentais e de todas as esferas públicas. Esse projeto, criado no município pelo vereador Alexandre Gomes, é sem dúvidas um marco para o movimento em São Gonçalo. É importante também agradecer pelo apoio contínuo do prefeito”, afirma Mãe Márcia. 

Realizado durante todo o dia, o evento registrou público de mais de duas mil pessoas. As expressões religiosas em homenagem à “Rainha do Mar” são apresentadas ao público em forma de dança, músicas e cantorias sagradas. 

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, “para vivermos em uma sociedade justa, é necessário respeitar a fé e a cultura de todos. O Presente de Iemanjá é um grande exemplo. Aqui tem pessoas de outras religiões também e o evento acabou se tornando uma grande atração. Tem gente de vários lugares aqui”, avalia o prefeito, que prestigiou o evento. 

Pela manhã foi realizado um Xirê para Iemanjá, seguido pelo cortejo e entrega dos presentes nos tradicionais barcos de oferendas. Por volta das 10h, iniciou-se as entregas das menções honrosas às personalidades da Cultura Afro. A programação foi recheada de atividades culturais, como apresentações de performances em grupo e solo, e barracas com comidas típicas. O público também contou com apresentações musicais com Emerson Rodrigues, Danilo Dourado, Forró Seu Ivo, Filhos de Sinhá, Fred Tavares e Merece Respeito. Para encerrar a festa, o grupo Intimistas subiu ao palco. 

“O evento reúne muitas pessoas e prova a cada ano a importância da sua realização. Não é possível ficar indiferente a isto. A festa de Iemanjá é uma forte manifestação cultural do nosso país e eleva positivamente o nome de São Gonçalo Brasil afora, disso não tenho dúvidas. Ficamos orgulhosos de poder fazer parte dessa iniciativa”, disse Carlos Ney Ribeiro, secretário municipal de Cultura e Turismo. 

Também estiveram presentes as representantes do Governo do Estado Marluce Bráz, gerente executiva da rede dos Pontos de Cultura do Estado, e Juliana Vargas, do Departamento de Patrimônio Imaterial do Inepac. 

“O incentivo que o município de São Gonçalo está dando para toda a matriz africana é um marco, com uma repercussão e importância muito grande. Fomenta o turismo, a afirmação religiosa, a importância da Matriz Africana para o Estado do Rio de Janeiro. Isso é um presente verdadeiro de Iemanjá”, analisa Marluce Bráz, se aproveitando do trocadilho.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga

Notícias relacionadas

Skip to content