Início > Saúde > SG registra baixa procura por vacina Influenza

SG registra baixa procura por vacina Influenza

Publicado em:  28/04/2017

A 19° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 17 de abril, porém, a baixa procura pela imunização preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. Com a meta de imunizar 90% do público-alvo, o equivalente a 183.719 pessoas, apenas 7% procuraram pontos de vacinação nos primeiros dias.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo disponibilizou 64 salas de vacinação na cidade para realizar a imunização. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo, que compreende o grupo prioritário, composto por idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, além de crianças de seis meses a quatro anos e onze meses de idades.

Com o Dia D de mobilização marcado para o sábado, 13 de maio, o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, orienta que o público-alvo procure por atendimento.

“A transmissão do vírus influenza ocorre pelo contato com secreções, como tosse ou espirro. Como o inverno é a época do ano em que as pessoas costumam estar mais gripadas, a vacina é aplicada no outono para que a mesma estimule o sistema imunológico a tempo e proteja a pessoa vacinada”, explica o secretário de Saúde.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da da doença.

Confira os pontos de vacinação:

Polo Sanitário Washington Luiz Lopes – Zé Garoto; USF Getúlio Vargas-Brasilândia; USF Juvenil Francisco Ribeiro-Engenho Pequeno; USF Armando Leão Ferreira-Morro do Castro; USF Madre Tereza de Calcutá-Estrela do Norte; UBS Haroldo Pereira Nunes-Porto Novo; USF Bocayuva Cunha-Gradim; UBS Robert Koch- Porto da Madama; USF Wally Figueira-Rocha;USF Barbosa Lima Sobrinho- Porto da Pedra; USF Bento da Cruz-Porto Novo; USF Ana Nery-Gradim; Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes- Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel- Porto do Rosa; USF Alberto Farah- Mutuapira; USF Mahatma Gandhi- Jardim Califórnia; USF Alexander Fleming- Boaçu; USF Carlos Chagas- Fazenda dos Mineiros; USF Neuza Goulart Brizola- Palmeiras; USF Davi Capistrano- Recanto das Acácias; USF Nova Cidade; USF Itaúna; USF Porto do Rosa; USF Albert Sabin- Itaoca; USF Jair Abrantes- Boa Vista; USF Mutuá;

Polo Sanitário Hélio Cruz – Alcântara;USF Irmã Dulce- Trindade; USF Tancredo Neves- Luiz Caçador;USF Bandeirantes ;USF Oswaldo Cruz- Amendoeira;USF Adolfo Lutz- Pacheco;Clínica Municipal Gonçalense- Mutondo;Polo Sanitário Rio do Ouro;UBS Anaia; UBS Santa Izabel; UBS Doutel de Andrade- Maria Paula; UBS Hiparco Ferreira-Engenho do Roçado; USF Manoel de Abreu- Eliane; USF Badger Silveira- Tribobó; USF Adão Pereira Nunes- Tribobó; USF Luiza de Marilac- Novo México; USF Marechal Cândido Rondon- Colubandê; USF Emílio Ribas- Barracão; USF Almeirinda;USF José Avelino- Tribobó; USF Vila Candoza; USF Flávio Henrique Brito- Jóquei;

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima- Jardim Catarina; UBS João Goulart- Jardim Catarina; USF Jardim Catarina;USF Santa Luzia; USF Largo da Ideia; USF Marambaia; USF Floriano Barbosa- (lona cultural) Jardim Catarina;
USF Juarez Antunes- Boa Vista do Laranjal; USF Luiz Paulo Guimarães- Laranjal; USF Anibal Porto- Monjolos;USF Louis Pasteur- Guaxindiba; USF Geremias Mattos Fontes- Bom Retiro; USF Elza Borges- Santa Luzia; USF Agenor José da Silva-Jardim Catarina; Pam Neves

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira