Desenvolvimento Urbano
São Gonçalo comemora sucesso do programa Ilumina SG
02/05/2025
A Prefeitura de São Gonçalo está convocando empresas de telecomunicações que atuam no município para comprovarem o credenciamento das estações e autorização ambiental. A medida segue os parâmetros técnicos de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O município conta com 351 antenas registradas na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)
“A legislação de 17 anos atrás foi atualizada. Isso é um avanço para nossa cidade, já que teremos o controle das áreas onde podem ter influência das radiações eletromagnéticas que podem ser emitidas pelas antenas”, explica o prefeito José Luiz Nanci.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael de Abreu, o licenciamento de estações de telecomunicações é uma fase posterior à outorga de um serviço. Somente entidades que detêm autorização, permissão ou concessão para explorar serviços de telecomunicações podem obter o licenciamento de estações.
“A instalação de torres de telefonia sem prévia licença municipal é ilegal. É importante que a lei discipline a instalação de antenas, de modo que os investimentos na expansão da rede possam caminhar no mesmo ritmo da demanda do mercado”, completa o secretário.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados