Turismo e Cultura
São Gonçalo inscreve para workshop sobre produção de vídeo
09/05/2025
“Logo Ali: África do Sul”. Este é o nome do documentário de Beto Chaves e Leo Santos que terá pré-estreia em São Gonçalo. O filme será exibido nos dias 06 (quarta), 07 (quinta) e 08/06 (sexta) no Teatro Carequinha, em Neves. A exibição é uma parceria dos cineastas com a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg). A classificação é livre e a entrada é um quilo de alimento não perecível a ser doado a instituições da cidade.
O documentário conta a história de um policial do Rio de Janeiro, que vai à África do Sul tentar entender como uma sociedade, marcada pelo Apartheid, consegue virar esta página de sua história. O filme discute questões como: o racismo, as desigualdades sociais, o respeito à diferença e como se entender em um país com 11 línguas locais.
De acordo com a produção, a ideia é exibir o documentário e logo após realizar um debate sobre o tema com os cineastas e os participantes do evento, sobretudo, alunos da rede municipal de ensino. A pré-estreia será realizada na quarta e na quinta (06 e 07/06), às 19h, e na sexta (08/06), às 10h. Para o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a exibição coloca São Gonçalo no circuito das pré-estreias.
” São Gonçalo nunca esteve no roteiro das pré-estreia do cinema. E agora, com este documentário, a cidade ingressa neste circuito. Para nós é uma satisfação poder exibir este filme tão importante que mostra a diversidade da população da África do Sul em uma certa aproximação com a nossa realidade no Brasil”, relatou o secretário.
De acordo com o prefeito, José Luiz Nanci, o documentário é primoroso.
“É um documentário primoroso, que vai ser exibido em vários espaços culturais. E, ter esta pré-estreia em São Gonçalo, nos enche de orgulho. Nossa sociedade tem refletido sobre temas como o racismo, as desigualdades, as diferenças, dentre outros. A partir de uma realidade de fora, que é o caso da África do Sul, nós acabamos por nos enxergar e passamos a refletir sobre a nossa própria conduta, o que acaba por nos aproximar de uma cultura tão distante, mas que está logo ali”, ressaltou o prefeito.
O Teatro Carequinha fica anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria, na Rua Oliveira Botelho, 785, em Neves, São Gonçalo.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados