Início > Cultura e Turismo > Shopping recebe exposição de artista gonçalense

Shopping recebe exposição de artista gonçalense

Compartilhe isso:


Publicado em:  09/03/2018

Esculturas feitas a partir de gesso e materiais reciclados. Quem for ao Partage Shopping, no Centro, poderá apreciar cerca de 20 peças que fazem parte da exposição “O Paradoxo da Mulher”, da artista gonçalense Elizabeth Salles. A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (8) e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael). As peças ficarão expostas até o dia 22 deste mês.

“Conheci a Elizabeth através de um amigo e vi a perfeição do trabalho dela. Algumas dessas peças usam até 70% de material reciclado. Quando soube que São Gonçalo tinha uma artista como essa, percebi que tínhamos que dar oportunidade para que todos a conhecessem”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente.

A obra principal da exposição é a escultura de Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão durante o Brasil Colonial. O espaço ainda conta com peças que retratam mulheres que fizeram história em nível mundial e nacional, além de abordar, também, a violência doméstica e omissão da sociedade.

“Eu tinha o sonho de expor na minha cidade, e agora estou conseguindo realizá-lo. Já tinha sido convidada para expor em Niterói, mas queria que minha primeira vez fosse aqui. Essa é minha estreia. Trouxe o tema Paradoxo da Mulher pois nem tudo que você vê é verdade. Uma mulher pode aparentar estar bem, mas em casa está sofrendo violência. Muitas mulheres importantes na história não são devidamente reconhecidas, e quis retratar isso também. O maior exemplo é a Dandara, que lutou tanto quanto o Zumbi, mas poucos a conhecem”, explicou a artista Elizabeth Salles.

Durante a abertura da exposição, uma grande coincidência pegou uma estudante de história que passeava pelo shopping de surpresa. Dandara da Costa, 21 anos, moradora da Covanca, é homônima da figura retratada na principal obra exposta. Ela parou para apreciar as esculturas e revelou o orgulho do próprio nome.

“Nem meus pais sabiam da origem do meu nome quando colocaram. Quando eu era mais nova, não gostava muito por ser um nome diferente. Mas, quando entrei na faculdade, descobri o significado e isso me encheu de orgulho. Eu vi a escultura da Dandara e fiquei ansiosa, foi muita coincidência. Estas obras demonstram o valor da mulher na sociedade”, conta.

Serviço

Data: 8/3 até 22/3;
Horário: segunda a sexta, de 10 às 18h; e domingo, de 13h às 19h;
Local: Partage Shopping;
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, 2º andar, sala 221;
Entrada gratuita.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content