Início > Saúde > Sino da Esperança é inaugurado no Espaço Rosa

Sino da Esperança é inaugurado no Espaço Rosa

Publicado em:  14/10/2019

Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Gonçalo inaugurou o Sino da Esperança no Espaço Rosa, o primeiro do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, tem o objetivo de celebrar o término do tratamento das pacientes contra o câncer e servir de motivação para as centenas de pessoas que lutam contra a doença.

“Nós, enquanto governo, temos o compromisso de oferecer o melhor atendimento para os pacientes oncológicos do nosso município. Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, começa naquele momento uma batalha. Portanto, essa ideia representa o término de uma caminhada difícil, mas com um final feliz. Uma etapa vencida e que marca um novo início de vida do paciente. Eu também vou bater esse sino e com a maior alegria. Também fui curado de um câncer e ao recebermos a notícia da cura queremos mostrar ao mundo que nós conseguimos vencer”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

O Sino da Esperança já é utilizado em diversas unidades e instituições de saúde ao redor do país e do mundo. Sua função é representar a saúde, incentivar a força de vontade e mostrar um novo ciclo da vida

Na inauguração do sino, quatro pacientes que terminaram todo o tratamento na unidade municipal destinada à saúde da mulher tocaram o sino pela primeira vez, representando as centenas de mulheres e homens que já venceram a luta contra algum câncer, são elas Tathiana França, Denise Ribeiro, Alana dos Santos e Marta Braga. Moradora do bairro Zé Garoto, Thatiana França, 41 anos, descobriu o câncer após mexer em seu peito e sentir um caroço. Ela explica que receber a notícia foi um grande choque para si e toda a família e, logo, iniciou o tratamento em outubro de 2017 com oito sessões de quimioterapia, além da mastectomia e da radioterapia. Em janeiro deste ano terminou o tratamento e afirma que é com grande vitória e satisfação que tocou o Sino da Esperança.

“Eu já recebi a alta de todo o tratamento, mas ainda realizarei por alguns anos um acompanhamento com o médico como medida de precaução. Hoje tenho uma sensação de dever cumprido em conjunto com um sentimento de que, assim como eu, todas as mulheres que passam por esse período na vida tem a capacidade de superar tudo e saírem vitoriosas. Quando recebi a notícia pela Patrícia de que inaugurariam o Sino no Espaço Rosa e que seria uma das primeiras a tocarem, fiquei muito feliz e emocionada, pois sempre foi um sonho meu realizar esse ato simbólico. Tocar o sino é importante demais para todas nós, pois passar por uma quimioterapia, cirurgia e radioterapia é muito difícil, mas nós conseguimos sim e vencemos. Toquei bem alto, porque quero que todos ouçam o sino da esperança, o sino do renascimento, o sino da vida. Acredito que estou servindo de inspiração para muitas mulheres, inclusive para minha irmã que está passando pelo tratamento contra o câncer de mama agora e, da mesma forma que eu, vai vencer essa doença e lá na frente será a vez dela tocar o sino no Espaço Rosa e eu poderei presenciar isso”, explica Tathiana.

A equipe do Espaço Rosa, unidade municipal gonçalense destinada à saúde da mulher, está sempre realizando atividades com o intuito de trazer a autoestima às pacientes com câncer, já que, semanalmente, cerca de 15 pessoas recebem o diagnóstico da doença. A coordenadora da unidade, Patrícia Silva, diz que é com grande satisfação que inauguram o Sino da Esperança e que servirá como símbolo motivacional para todos os pacientes da unidade.

“Como estamos no mês de comemoração do Outubro Rosa, tivemos a ideia de instalar esse sino que traz amor, força e vontade de dizer que você é capaz de vencer, sim. Ele é utilizado cada vez que um paciente recebe alta, então, na ação o paciente toca três vezes bem alto para que todos saibam que o tratamento foi concluído e que vai seguir o seu caminho. Nosso objetivo é trazer esse sino como um símbolo motivacional para o paciente que passou por um processo muito complicado e doloroso, já que o tratamento contra um câncer afeta muito o psicológico e autoestima das pessoas. Essa ação servirá de esperança, onde a pessoa tocará o sino para deixar esse ciclo para trás e iniciar uma nova vida”, informa.

O evento contou, ainda, com a participação de pacientes da unidade e demais autoridades e convidados, onde juntos mostraram que a vida não acaba após o diagnóstico de um câncer.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga