Início > Desenvolvimento Social > SMDS apresenta ID Jovem na cidade de São Gonçalo

SMDS apresenta ID Jovem na cidade de São Gonçalo

Publicado em:  14/09/2017

Mobilidade e acesso à cultura e informação a jovens de 15 a 29 anos. Esses são alguns dos benefícios da Identidade Jovem (ID Jovem), projeto do Governo Federal apresentado a mais de 300 pessoas, dentre estudantes de escolas públicas e profissionais da Assistência Social, na manhã desta quinta-feira (14), no Teatro Carequinha, em Neves. São Gonçalo é o segundo município do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de jovens dentro do perfil do programa (52.620), onde apenas dois mil destes são cadastrados. Para mudar essa realidade e garantir os direitos da juventude, a Secretaria de Desenvolvimento Social ainda realizou, além da apresentação, uma capacitação para diversas equipes técnicas.

“Apresentar esse programa à população é garantir que mais pessoas tenham acesso aos seus direitos. O programa já existe em prática desde o ano passado, mas é de extrema importância que o município, quanto estrutura que coloca em movimento e assegura esse benefício, se mobilize, capacite e informe a população. E nada é feito de forma isolada. Estamos em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, e queremos avançar ainda mais na promoção de políticas públicas para a juventude gonçalense”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

A identidade jovem permite a gratuidade em passagens interestaduais e meia entrada em eventos culturais e esportivos. Para ter acesso ao benefício é preciso ter renda de até dois salários-mínimos e ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A inscrição pode ser feita em um dos 19 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) espalhados pela cidade de São Gonçalo. Basta estar munido de identidade, CPF e comprovante de residência. A partir da inscrição no Cadúnico será gerado o Número de Identificação Social (NIS), que será utilizado para a emissão do ID Jovem. O processo é rápido e bem fácil, podendo ser realizado pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, ou através do aplicativo disponível para smartphones.

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. No caso de viagens, o benefício é válido para ônibus interestaduais. O Estatuto da Juventude garante ao jovem de baixa renda a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo. Além dessas, há duas vagas com desconto de 50% que podem ser adquiridas depois de esgotadas as duas gratuidades. A solicitação da gratuidade deve ser feita com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. Basta apresentar documento oficial com foto e a ID Jovem. O documento tem validade de 180 dias, e após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta online.

“Hoje aqui os protagonistas são os jovens dessa cidade. Estamos consolidando uma conquista histórica, fruto de muita luta, e de um processo realizado por jovens para jovens, por meio do Estatuto da Juventude, aprovado em agosto de 2013. Além do benefício das viagens gratuitas interestaduais, o jovem que possui a ID Jovem também tem direito a isenção no ENEM e em concursos públicos estaduais. São direitos que a juventude conquistou! Queremos voz e vez, e vamos avançar cada vez mais nessa luta”, disse a consultora da Secretaria Nacional de Juventude, Thaiz Nascimento, que esteve presente na programação.

O prefeito José Luiz Nanci ressaltou a importância da juventude e de programas que os beneficiem.

“Eu sempre tive uma atenção muito especial com a juventude. Em 1992, no meu primeiro mandato como vereador, criei a lei de meia entrada para teatros e cinema na cidade. É preciso de leis e programas que valorizem a juventude, estou muito feliz em poder participar de um evento como este aqui na nossa cidade, que aproxime ainda mais a população das políticas públicas”, declarou.

A programação ainda contou com a participação do coordenador de Juventudes da SMDS, Pedro Rebello; o secretário de Educação, José Augusto Nunes; coordenador de projetos da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Romario Régis; e o representante da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Rodrigo Galdino.

Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS