Início > Desenvolvimento Social > SMDS e Saúde participam de capacitação sobre o idoso e o processo de envelhecimento

SMDS e Saúde participam de capacitação sobre o idoso e o processo de envelhecimento

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/09/2019

Em 2031 a população idosa no Brasil será superior ao número de crianças entre 0 e 14 anos, de acordo com projeção divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso se deve ao aumento da expectativa média de vida, e para garantir qualidade no envelhecimento desta parcela específica da população é preciso pensar e criar políticas públicas. São Gonçalo é o segundo município com a maior população idosa do estado do Rio de Janeiro. As pessoas idosas representam cerca de 12% da população gonçalense. Para debater sobre os desafios e a importância do trabalho intersetorial, profissionais da rede municipal de assistência social e da saúde participaram de uma capacitação sobre o tema, nesta terça-feira (3), no Espaço Avançado de Atendimento a Saúde do Idoso, no Jardim Catarina.

Especialista em gerontologia e coordenadora de projetos de extensão da UNATI/UERJ, Sandra Rabello foi quem ministrou a capacitação, que foi voltada para o atendimento realizado no Centro Dia do Idoso. Durante a aula foram abordados temas como “Os fluxos de entrada e saída do usuário ao espaço do Centro Dia”; “Reorganização das oficinas e workshops” e “A importância do trabalho intergeracional”.

“É um prazer estar aqui no Centro Dia do Idoso e considero de total importância a articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde na perspectiva do atendimento integral a pessoa idosa, projeto de excelência que eu acho que deve ser estendido em São Gonçalo, que é um dos municípios de maior densidade populacional, para que os profissionais possam exercer cada vez mais a prática gerontológica”, afirmou Sandra.

O Espaço Avançado é um complexo que conta com um Centro de Referência e Assistência Social para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência; Centro Dia para o Idoso e um Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso, sob gestão das secretarias de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência; Desenvolvimento Social e Saúde, respectivamente. Para Angélica Souza, coordenadora do Centro Dia, esta formação vai garantir mais qualidade no trabalho desenvolvido pelos profissionais do espaço.

“Esta capacitação foi extremamente rica para as nossas equipes, porque proporcionou a reflexão acerca do nosso trabalho, para que juntos possamos construir uma nova metodologia de trabalho intersetorial”, disse Angélica.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content