Início > Coronavírus > SMDS e Semimd prorrogam restrições de atividades em decorrência da emergência pública

Publicado em:  21/04/2020

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA) publicou no Diário Oficial do município, nesta segunda-feira (20), a portaria que estabelece a manutenção das ações preventivas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, em decorrência no novo Coronavírus (Covid-19). As restrições vigoram até o dia 30 de abril, com possibilidade de extensão.

De acordo com o documento, continuam suspensas todas as atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

No Bolsa Família continuam suspensos os atendimentos de primeiro cadastro e cadastros novos, ficando assim o atendimento restrito a situações emergenciais como bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício do Bolsa Família ou BPC. Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com idade igual ou superior a 60 anos e gestantes estão dispensados do serviço, devendo permanecer em casa.

No Centro Dia do Idoso e no Centro Dia do Deficiente continuam suspensas todas as atividades até o dia 30 de abril, podendo haver prorrogação. Permanecem suspensas as visitações em todas as Instituições de Acolhimento pelo mesmo prazo.

O Centro de Referência Especializado no atendimento à população em situação de rua (Centro Pop) mantém as atividade de higiene pessoal e alimentação para seus usuários. O Serviço de Abordagem está atuando nos períodos diurno e noturno nos pontos de concentração dos moradores em situação de rua.

Semimd

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), considerando a importância das ações preventivas para reduzir o risco de contágio e transmissão viral e a especial relevância de resguardar pessoas deficientes, idosas, com comorbidade ou doença crônica, notadamente respiratória, que compõem grupo de risco com maior potencial de contágio pelo COVID-19, define que estão suspensos os atendimentos ao público na sede da Semimd, em Venda da Cruz, e os atendimentos presenciais do público externo e interno nos Centros de Referência para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, localizados no Jardim Catarina e Venda da Cruz, até o dia 30 de abril, podendo ser prorrogado, conforme determinação legal.

Os atendimentos às mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, realizados nos Centros Especiais de Orientação à Mulher Zuzu Angel e Patrícia Acioli (Ceom), continuarão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, pelos profissionais dos equipamentos, que estão trabalhando em regime de escala.

Todas as atividades externas e internas, que impliquem em treinamento ou capacitação de servidores ou público em geral em eventos, cursos e feiras e no Programa Lidera Mulher, vinculados à Semimd, continuam suspensas até o prazo determinado.

Durante esse período o atendimento está sendo realizado através dos seguintes endereços eletrônicos: Subsecretaria do Idoso – atencaoidoso@gmail.com; Subsecretaria da Mulher – subsecretariademulheressg@gmail.com; Subsecretaria da Pessoa com Deficiência – subsecretariapcdsg@gmail.com e pela Equipe Técnica – capacitasemimd@gmail.com. O contato poderá ser feito igualmente através da página no Facebook: Semimd PMSG, das 9h às 16h30.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS