Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 40,2 milhões de brasileiros têm interesse na qualificação profissional. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), capacita atualmente 40 pessoas inscritas nos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) da cidade, no curso de cuidador de idosos. Na manhã desta sexta-feira (23), o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, visitou a unidade, tirou dúvidas dos alunos e apresentou o trabalho da secretaria.
“Muitas pessoas em São Gonçalo não sabem que temos em nossa cidade uma escola técnica federal de excelente qualidade como o IFRJ. Hoje, apesar do momento de crise que vivemos em todo país, a qualificação profissional é de grande importância para as pessoas, e poder oportunizar esse acesso, por meio dessa parceria, foi um passo muito importante dado pela secretaria. Há três anos o Governo do Estado não realiza o repasse de verbas na área da assistência ao município, então temos feito o nosso melhor, para que através dessa rede de parceria a população tenha os seus direitos garantidos”, ressaltou.
Com carga horária de 200 horas, a qualificação encerra em abril, e os participantes terão direito ao certificado na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), em Cuidador de Idoso. Além disso, os participantes ainda realizarão o período de estágio em instituições vinculadas à secretaria. Além do IFRJ, a SMDS, por meio da Inclusão Produtiva, também realizou parceria com a instituição Macadeski, e reabriu os cursos profissionalizantes em diferentes CRAS, qualificando 1.120 pessoas para oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
A diretora de pesquisa, extensão e assistência estudantil do IFRJ, Gleyce Figueiredo, conta que a parceria com a SMDS é uma forma de potencializar o acesso à educação pública e de qualidade, que é um direito de todos. A previsão é de que uma nova turma seja aberta no próximo semestre.
“O Instituto atua no município de São Gonçalo há nove anos, e realizávamos mais cursos de longa duração, hoje abrimos essa possibilidade de qualificações mais curtas, que contemplam sobretudo aqueles que desejam reingressar ou que já estão no mercado de trabalho. Tivemos uma grande procura para este curso de cuidador de idosos e desde o início pensamos na parceria com a SMDS, pensando no grande alcance que teríamos nos CRAS e demais serviços, podendo ofertar uma qualificação de qualidade a todos”, disse.
Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados