Início > Desenvolvimento Social > SMDS lança ID Jovem nesta quinta-feira (14) em SG

SMDS lança ID Jovem nesta quinta-feira (14) em SG

Publicado em:  12/09/2017

Jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos, podem viajar de graça pelo Brasil e ter diversos outros benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. É o que garante a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem. A iniciativa do Governo Federal, garantida pelo Estatuto da Juventude, tem mudado a realidade de milhões de jovens em todo Brasil. E nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo lançará o programa no município, com uma grande atividade cultural que acontece no Teatro Carequinha, a partir das 10h.

“A secretaria vem cumprindo o seu papel na luta pela garantia de direitos a toda a população gonçalense. O compromisso que firmamos com o prefeito José Luiz Nanci, de aproximar o serviço público da população, está sendo cumprido da melhor forma, com muito trabalho e empenho de cada pessoa da secretaria. Que a cidade esteja presente nesse lançamento, e que cada jovem gonçalense possa fazer cumprir os seus direitos”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

Para ter acesso ao benefício é preciso ter renda de até dois salários-mínimos e ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A inscrição pode ser feita em um dos 19 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) espalhados pela cidade de São Gonçalo. Basta estar munido de identidade, CPF e comprovante de residência. A partir da inscrição no Cadúnico será gerado o Número de Identificação Social (NIS), que será utilizado para a emissão do ID Jovem. O processo é rápido e bem fácil, podendo ser realizado pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, ou através do aplicativo disponível para smartphones.

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. No caso de viagens, o benefício é válido para ônibus interestaduais. O Estatuto da Juventude garante ao jovem de baixa renda a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo. Além dessas, há duas vagas com desconto de 50% que podem ser adquiridas depois de esgotadas as duas gratuidades. A solicitação da gratuidade deve ser feita com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. Basta apresentar documento oficial com foto e a ID Jovem. O documento tem validade de 180 dias, e após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta online.

Dados do último Censo mostram que os jovens gonçalenses fazem parte dos grupos etários mais representativos da população, onde a cada quatro pessoas uma está inserida neste grupo. Para o coordenador de Juventudes da SMDS, Pedro Rebello, aproximar o serviço público da população torna a garantia de direitos uma realidade no município.

“O ID Jovem é fruto de luta e diálogo desde a aprovação do Estatuto da Juventude, em 2013. A garantia de meia-entrada para jovens de baixa renda, além da gratuidade em passagens interestaduais, já não podem ser vistas como privilégio, mas sim como direito”, disse o coordenador.

Local: Teatro Carequinha – Colégio Municipal Ernani Faria
Endereço: Rua Oliveira Botelho, s/n, Neves
Site Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/

Fonte: SMDS