Início > Desenvolvimento Social > SMDS promove 2º Encontro de Combate Intolerância Religiosa e Racismo

SMDS promove 2º Encontro de Combate Intolerância Religiosa e Racismo

Publicado em:  26/06/2017

Promover políticas públicas e caminhos de diálogos. Este é o objetivo do 2º Encontro de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa, promovido pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que acontecerá nesta terça-feira (27/06), às 18h, na Rua Uriscina vargas, nº 36- Alcântara.

Dentro dos movimentos negros e grupos religiosos, essa discussão não é de agora, e os números indicam cada vez mais a urgência do debate. A cada 23 minutos um jovem negro, pobre e da periferia é assassinado no Brasil, segundo a Anistia Internacional. Assim como o relatório da Comissão de Combate à intolerância Religiosa constatou que nos últimos quatro anos, do total de denúncias de intolerância religiosa registradas no Rio de Janeiro, mais de 70% foram de crimes praticados contra religiões de matriz africana.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, o evento será o pontapé inicial para a realização da Conferência Municipal de enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa, e uma oportunidade única de ouvir e dialogar com lideranças e membros de casas de religiões de matriz africana da cidade e demais interessados da sociedade civil.

“O combate ao racismo e a intolerância religiosa devem ser pautas presentes em nossas discussões. Nós da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo estamos dando mais um passo importante no enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa. Mas não queremos caminhar sozinhos, nem construir caminhos sem dialogar e ouvir aqueles e aquelas que são os protagonistas desta história. Líderes comunitários, membros de coletivos, líderes e membros de casas de religiões de matrizes africanas, e aqueles que desejam construir esse diálogo junto à SMDS estão convidados. Vamos começar a pensar juntos também a realização da Conferência Municipal de enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa”, disse.

Fonte: SMDS